Anglo prepara alunos para o novo Enem

Escola Decisivo-Anglo é o primeiro sistema de ensino do país a realizar simulado com as novas diretrizes do Enem.
Estudantes da Escola Decisivo Anglo de Dourados tiveram a noção de como será o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 3 e 4 de outubro. No último domingo, eles participaram do simulado elaborado pelo Sistema Anglo de Ensino, que aplicou o teste a mais de 70 mil estudantes em 10 estados brasileiros. A nova prova inicia a reformulação do currículo do ensino médio, buscando uma formação mais voltada para as habilidades e para a solução de problemas. O Sistema Anglo é o primeiro do país a aplicar simulado do novo Enem. Foram cem questões divididas em duas provas. A primeira era de Língua Portuguesa e Ciências da Natureza e a segunda de Matemática e Ciências Humanas. Apesar de não ter sido elaborado com o número de questões sugerido pelo Ministério da Educação (MEC), o simulado foi feito com base nas informações fornecidas na matriz de habilidades do novo Enem - que vai nortear a elaboração das questões do exame. O Enem terá uma redação e180 questões, para ser realizado em dois dias. As provas foram elaboradas pela matriz do Sistema Anglo, em São Paulo, mais cada unidade de ensino ficou responsável de corrigi-las. Em Dourados, os professores do Anglo se surpreenderam com os resultados obtidos pelos alunos. Muitos deles tiveram acerto próximo e superior a noventa por cento. “Isso mostra que estamos no caminho certo, preparando os alunos para as diferentes provas”, avalia o diretor Wilson Akira Tanizaki, que convidou alunos do segundo e primeiro ano para participar da prova, para prepará-los desde cedo ao novo Enem. De acordo com Akira o nível de dificuldade do Enem deve ficar entre o que era a antiga prova e o que são os vestibulares tradicionais de São Paulo. Ele explica que para fazer o simulado os alunos tiveram que demonstrar domínio sobre aquilo que se pede, entretanto dentro de um contexto, ligado ao cotidiano, por exemplo. “E foi assim, o nosso simulado tomou por parâmetro as novas exigências do Ministério da Educação”, frisa. O diretor ressalta que a escola vai permanecer com os simulado tradicional, realizado todos os meses. A proposta é preparar os alunos ao novo Enem, que será adotado pela maioria das universidades publicas brasileira, como também aos tradicionais vestibulares. E o Sistema Anglo de Ensino sai novamente na frente. A novidade é a confecção de guias de estudo com 320 questões, voltadas às diretrizes do novo Enem. Akira diz que a proposta será desenvolvida com o terceiro ano em regime extra-classe, com resolução de exercícios e plantão de dúvidas particular. Essa modalidade sempre foi desenvolvida pela escola e funciona da seguinte forma: o aluno estuda em casa e traz as dificuldades ao professor. As atividades são realizadas em quatro dias da semana, como se aula fosse integral. Com o término dos exercícios um novo simulado será aplicado pelo Sistema Anglo de Ensino, no mês de setembro. Desta vez será completo, com as 180 questões mais a redação, a ser realizada em dois dias. Novo Enem No primeiro dia, o aluno responderá a testes de ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. No segundo dia de prova, serão cobradas perguntas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e também uma redação. A nova prova terá 45 questões de múltipla escolha em cada uma das quatro áreas do conhecimento (ciências naturais, ciências humanas, linguagens e matemática), além de uma redação. A ênfase na interpretação será mantida, mas todas as questões serão elaboradas a partir das disciplinas do ensino médio. A nota do Enem poderá ser utilizada pelas universidades na seleção dos novos alunos de forma parcial ou total. Cada instituição tem autonomia para decidir. Assim, um aluno pode se inscrever em várias universidades que adotarem o Enem sem precisar se deslocar para fazer vestibular. O Enem continua sendo um exame voluntário. Mas passa a ser essencial se o aluno optar por instituições que utilizem a nota para seleção dos ingressos e para participar do Programa Universidade para Todos (Prouni). As inscrições começam nessa segunda-feira, 15 de junho, e podem ser feitas pela internet, no endereço www.enem.inep.gov.br. (FV)