Projetos da UNIGRAN são destaques no encontro da Omep

Professoras Lúcia Eugênia, Terezinha Bazé e Márcia Malheiros vão representar a UNIGRAN na apresentação dos projetos
Quatro projetos de Educação Infantil da UNIGRAN serão apresentados nas oficinas do 6ª Seminário Internacional da Organização Mundial para Educação Pré-Escolar (Omep), nesta sexta-feira, no Teatro Dom Bosco, em Campo Grande. Simultaneamente acontece o 20º Encontro Estadual de Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental, onde a UNIGRAN terá participação efetiva em apresentações de palestras. O encontro é voltado à reflexão sobre os processos educativos às crianças de 0 a 10 anos, tendo como parâmetro elementos das culturas da infância. A Abertura oficial ocorreu nesta quarta-feira com a palestra “A violência contra a criança e as políticas sociais básicas”, proferida pelo coordenador do Programa Escola de Conselhos, Antônio José Ângelo Motti. A programação vai até sábado com a realização de 23 oficinas, painéis e comunicações orais. E é nas oficinas que a UNIGRAN tem destaque sendo a instituição de ensino superior com o maior número de projetos aprovados pela Omep. Eles serão apresentados aos educadores do encontro para mostrar as ações afirmativas dos professores da UNIGRAN que são desenvolvidas com os acadêmicos de Pedagogia e Psicologia, na instituição e nas entidades parceiras, como observação e estágio curricular. Entre os projetos está o da brinquedoteca. Coordenado pela professora Lucia Eugênia Pittas Martini, atividades são desenvolvidas pelos acadêmicos de Pedagogia na própria UNIGRAN, na manutenção, estruturação de espaços lúdicos e acompanhamento das crianças. Parte da infraestrutura também é levada semanalmente aos Centros de Educação Infantis (Ceins). Métodos de planejamento e avaliação da Educação Infantil vão ser destacados pela professora Márcia Trindade Leite Malheiros, coordenadora do ID_CURSO de Pedagogia. Ela diz que são vários os critérios avaliativos a partir do planejamento adotado pelo educador, para observar e registrar as atividades das crianças. Toda uma análise dos diferentes metodologias será tratada na oficina. Outro projeto trata-se da relação afetiva entre pais e crianças, o “Estimular bebês brincando”, que será levado ao encontro pela professora Rosimeire Souza Martins Navarro. Esse trabalho é desenvolvido nos Ceins pelos acadêmicos de Pedagogia e Psicologia. Já a professora Terezinha Bazé de Lima, Pró-Reitora de Ensino e Extensão, irá apresentar em conjunto com a professora Regina de Souza (UFMS), o projeto “Memorial como registro e avaliação da prática pedagógica na educação infantil”. A temática trata-se da importância dos professores registrarem na escrita a prática vivenciada em sala de aula. Terezinha Bazé será também conferencista no encontro estadual com a palestra “Formação de educador infantil em ambientes não formal”. Ela lembra que pesquisadores têm chamado à atenção dos educadores para atuarem fora do eixo escolar, devido a crescente oferta de locais públicos e privados que trabalham com crianças. Dessa forma a professora vai propor uma reflexão sobre as pessoas que estão atuando nos ambientes não formais, se são pedagogos, e também para ampliar esses espaços lúdicos, desde que acompanhados por profissionais. Durante os quatro dias de encontro professores e pesquisadores das instituições de ensino de Mato Grosso do Sul e de outros estados vão trocar experiências sobre as atividades e projetos desenvolvidos na educação infantil. Os eixos temáticos do evento abordam as múltiplas linguagens, a diversidade cultural, tecnologia e educação, processos educativos e afetivos e políticas públicas para a infância. (FV)