Acadêmicas da UNIGRAN promovem atendimento em Psicologia da Saúde

Acadêmicas de Psicologia prestam atendimentos em saúde na comunidade e na UNIGRAN.
Com a proposta de aliar teoria e prática, acadêmicas do sétimo semestre noturno de Psicologia da UNIGRAN promovem atividades de atenção à Psicologia da Saúde com os estudantes da instituição e em entidades filantrópicas e empresas privadas. O trabalho é realizado pelas acadêmicas Mariana Jeronymo, Regiane Ribeiro, Ednalva Santos de Souza, Evani Soares e Adriana Regina Moraes, com a supervisão da professora Carla Cristina Valota Esteves. Durante o primeiro bimestre do ano as atividades concentraram em sala de aula, para observar a demanda de atendimento e as necessidades das instituições. Depois de visitar as entidades e apresentar a proposta de trabalho em Psicologia da Saúde, foram definidos os locais de intervenção, dividindo os atendimentos em dias da semana. Na UNIGRAN o público alvo foi os acadêmicos do primeiro semestre do ID_CURSO de Enfermagem, profissão que tem o maior contato com os pacientes em internação. Segundo a acadêmica Regiane Ribeiro, o enfermeiro em condições de bem-estar oferece melhor atendimento e consequentemente promove a atenção necessária ao tratamento do paciente. Com eles foi desenvolvida a promoção da saúde, postura ética e como lidar nas situações de vida e morte (tanatologia). Constatada dificuldade no meio ambiente de trabalho ou emocionais, as pessoas assistidas passam a receber apoio psicológico. A UNIGRAN dispõe do Núcleo de Psicologia que oferece atendimento a comunidade nas áreas da saúde, educação, social e comunitária, trabalho e clínica. Além dos estudantes de Enfermagem a atenção à Psicologia da Saúde é realizada de forma interdisciplinar na Clínica de Fisioterapia da UNIGRAN e com os acadêmicos de Farmácia. A professora Carla Cristina Valota Esteves explica que o principal objetivo do trabalho acadêmico é promover saúde mental à comunidade por meio de estratégias que visam prevenir as patologias e identificá-las para propor apoio psicológico individual ou em grupo. Fora da Instituição as atividades são desenvolvidas na Rede Feminina de Combate ao Câncer, nas unidades básicas de saúde, na Associação Pró-Vida, e com as mulheres dos militares do Exército de Dourados. (FV)