Água da chuva é aproveitada na UNIGRAN

Com uso racional e reaproveitamento, Instituição economiza mais de 7 milhões de litros de água tratada, anualmente.
Consciência ambiental é uma das preocupações da UNIGRAN. Para combater o desperdício de água, o projeto de construção dos blocos inaugurados em 2006 foi feito para diminuir impactos ambientais. O sistema instalado reaproveita a água da chuva para fins não-potáveis. A iniciativa da UNIGRAN é ecologicamente correta e já é adotada em grandes centros e países da Europa e da Ásia. De acordo com dados da ONU – Organização das Nações Unidas –, em 2025, provavelmente dois terços da população, aproximadamente 60%, enfrentará escassez de água. Projetos de construção civil atualizados devem incentivar o aproveitamento racional desse reID_CURSO. Além da responsabilidade ambiental, o retorno econômico também conta. Segundo o professor Rubens Di Dio, pró-reitor administrativo, a UNIGRAN deve promover e incentivar esses projetos. Ele afirma que Dourados começa a passar pelo processo de impermeabilização dos solos, com o crescimento do núcleo urbano e asfaltamento das ruas. Para ele, a comunidade precisa pensar em maneiras de captação das águas da chuva para reaproveitamento. “A água hoje tem um custo elevadíssimo para tratamento, então quanto menos a gente utilizar água tratada para fazer limpeza de jardim, calçada, lavagem de automóveis, essas coisas todas, estaremos racionalizando”, disse. O professor Rubens falou ainda que em grandes centros, não se aprovam mais projetos de construção civil sem que ele apresente um sistema de captação de água. O projeto De acordo com o Pró-Reitor, a ideia de reaproveitar a água de chuva foi do presidente de honra da UNIGRAN, o vice-governador Murilo Zauith, e os novos blocos incorporam esse conceito. A estrutura foi erguida para manter os seis blocos da UNIGRAN, com 12 mil metros de área construída. O projeto conta com uma estrutura pesada. Foi construída uma cisterna celular, subterrânea, com caixas de entrada, que recolhem a água das chuvas pelo telhado. “Existe uma estrutura de concreto erguida com seis grandes pilares e mais quatro pilares de concreto armado, com aproximadamente 15 metros de altura”, disse o professor Rubens Di Dio. A capacidade de armazenamento de água da cisterna é de 475mil litros, o que equivale a uma piscina semi-olímpica. Após o processo de filtragem, a água é elevada para a caixa de água, para ser utilizada nas descargas dos banheiros e para lavagem do prédio. O pró-reitor afirma que esse processo evita o gasto de 25 mil litros diários de água potável. Por ano, a UNIGRAN economiza cerca de 7,5 milhões de litros de água tratada. (MC)