Projeto de recreação da UNIGRAN atende a Vila Almeida.

Professores e acadêmicos da UNIGRAN acompanham as atividades recreativas desenvolvidas com a comunidade.
Levar atividades físicas e esportivas para as comunidades que não tem área de lazer. Com o projeto “UNIGRAN vai à comunidade”, moradores da Vila Almeida tiveram no sábado uma manhã diferente. A caravana de acadêmicos e professores do ID_CURSO de Educação Física da UNIGRAN chegou bem cedo e preparou as imediações da Escola Bernardina Côrrea de Almeida com diferentes opções de lazer ao ar livre. A comunidade compareceu em peso. As atividades são sempre desenvolvidas com a parceria de uma escola, para atender os alunos, os pais e moradores das imediações. E o frio de sábado não foi empecilho para afugentar as crianças que gastaram energias na cama elástica, saltos nos colchões de ginástica olímpica, futebol e basquete de rua. Maria Dias Cabral foi uma das mães que fez questão de participar da festa junto com os filhos. “Uma festa bonita como essa tem que participar. Não é sempre que se vê a escola cheia de crianças se divertindo ao mesmo tempo e acompanhada pelos pais”, comenta, observando que a comunidade sempre ganha quando momentos de lazer são oferecidos, principalmente às crianças. A Diretora da Escola, Rose Mary Nolasco, fez o convite a todos os pais e alunos, que participaram em peso das atividades. “É uma parceria que traz benefícios não só a escola, como também a todos os moradores”, descreve, apontando que os bairros da cidade carecem de espaço de lazer. E a própria escola serviu de palco para desenvolver as atividades recreativas. O ginásio de esportes abrigou os jogos de tênis de mesa e a pintura fácil. E para acirrar a participação dos jovens, campeonatos foram organizados pelos acadêmicos. Já do lado de fora a animação foi garantida com as brincadeiras de carrinho de rolimã, perna-de-pau, pula-corda, e as modalidades de futebol e basquete. O próximo bairro a receber a UNIGRAN será a Vila Ubiratan. As atividades serão em parceria com a Escola Municipal Rosa Câmara e vão ser desenvolvidas na Praça do Cinquentenário, no próximo sábado, no período da manhã. O coordenador do ID_CURSO de Educação Física, Carlos Muchão, responsável pela organização do evento, vai mobilizar os demais ID_CURSOs da UNIGRAN para desenvolver várias atividades ao mesmo tempo, na recreação e nas áreas de saúde e educação. O projeto UNIGRAN vai à comunidade é desenvolvido há mais de dez anos como requisito da responsabilidade social da instituição em levar parte das estruturas dos ID_CURSOs de graduação para a comunidade, oferecendo lazer e atividades de promoção a qualidade de vida, a exemplo da aferição da pressão arterial, teste de anemia, e orientações em diferentes áreas da saúde, a exemplo da fisioterapia, nutrição, odontologia, psicologia. (FV)