UNIGRAN é representada em encontro regional da Evangelização Universitária.

Professor Fábio Leite, durante encontro da evangelização universitária, com a irmã Maria Eugênia e o bispo Dom Eduardo Pinheiro.
O professor Fábio Leite, membro da Pastoral Universitária da UNIGRAN, participou do encontro regional da Evangelização Universitária, em Campo Grande, para discutir as ações das pastorais com as instituições de ensino superior. O encontro reuniu representantes de 16 dioceses dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O professor Fábio representou a Diocese de Dourados. A reunião foi presidida pela irmã Maria Eugênia Lloris, Assessora do Setor Universitário do Conselho Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que destacou a importância das pastorais nas universidades. Essa temática foi o principal assunto em foco, constatando-se que somente as dioceses de Dourados e Corumbá, ambas de Mato Grosso do Sul, estão entrosadas com as universidades. Vários membros da igreja católica participaram do encontro, entre eles o Bispo Dom Eduardo Pinheiro, de Campo Grande, responsável pela Pastoral da Juventude Nacional da CNBB, a irmã Antônia Brustolni, secretária executiva da CNBB Oeste 1, o padre Edivaldo Alves de Andrade, assessor diocesano da CNBB Oeste 1, e demais representantes das universidades federais, estaduais e particulares dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A UNIGRAN foi destacada, na reunião, por manter a Pastoral Universitária “forte e atuante”. Na última ação desenvolvida, a UNIGRAN reuniu mais de 1,3 mil acadêmicos durante o culto ecumênico “Unidos pela paz”, presidido pelo padre Crispim Guimarães, coordenador da Diocese de Dourados, e pelo pastor Sérgio Nogueira, diretor do Seminário Batista. O culto integrou as atividades da campanha Nacional da Fraternidade, do qual a UNIGRAN é parceira ao desenvolver ações com o objetivo de colher opiniões, pontos de vista e sugestões especializadas acerca das prováveis relações entre violência e habitação, violência e educação, violência e saúde, entre outros que são destacados pelo Ministério da Educação como conhecimento vinculado à responsabilidade social que cada profissional deve desenvolver. Segundo o professor Fábio Leite, o encontro em Campo Grande foi o primeiro que reuniu membros da regional Centro Oeste 1, representada por Mato Grosso do Sul, e da regional 2, pelo estado de Mato Grosso. Cada representante da diocese falou sobre as ações das pastorais e os projetos a serem promovidos no próximo semestre, com objetivo de fortalecer as pastorais junto às universidades. Na UNIGRAN, por exemplo, o professor comenta que entre as ações no decorrer deste ano vão envolver ciclos de palestras sobre temáticas polemicas, como o aborto, eutanásia e a utilização de célula-tronco embrionária em pesquisas com seres humanos. Ele lembra que todas as terças-feiras o Grupo de Oração Universitária (G.O.U), ligado a Diocese, mantém o encontro de orações, no último piso do bloco II, no intervalo das aulas noturna. Fábio Leite adianta que entre os projetos a serem implantados pela Pastoral da UNIGRAN está a criação do festival de música cristã, com bandas formadas por acadêmicos da instituição. “A pastoral está na UNIGRAN porque acreditamos que a instituição sempre ofereceu condições para formarmos excelentes profissionais, na formação humanista, e técnico-científico”, argumenta o professor, que agradece o bispo Dom Redovino Rizzardo, da Diocese de Dourados, e o padre Crispim Guimarães, coordenador da Diocese, por acreditar no projeto da Pastoral Universitária da UNIGRAN. (FV)