Psicologia da UNIGRAN participa do Dia do Desafio

Atendimento dos acadêmicos foi realizado na Praça Antônio João, onde a comunidade foi convidada a participar de diferentes práticas esportivas.
No Dia do Desafio, nesta quarta-feira, o ID_CURSO de Psicologia da UNIGRAN ofereceu orientações sobre a promoção da qualidade de vida. Acadêmicos das turmas matutina e noturna instalaram estande na Praça Antônio João e na instituição, que foi um dos pólos de incentivo à prática de atividades físicas. No Brasil, o Dia do Desafio é coordenado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). O evento é realizado anualmente nas cidades cadastradas. É a segunda vez que Dourados participa e a UNIGRAN atua como parceira. Sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer ID_TIPO de atividade física. Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem programações para mobilizar a maior porcentagem de pessoas, em relação ao número oficial de habitantes. Dourados concorre contra a cidade Cuautitlán, no México. O “desafio” dos acadêmicos de Psicologia foi orientar a comunidade sobre a qualidade de vida, que segundo a professora Carla Cristina Braga Esteves, pode ser afetada pela saúde física, relações sociais e culturais e por questões psicológicas. Os acadêmicos divulgaram ainda o Núcleo de Psicologia da UNIGRAN, que oferece atendimentos gratuitos à comunidade de baixa renda. Entre as atividades práticas que foram desenvolvidas pelos acadêmicos estava a musicoterapia, uma das técnicas da psicologia que trabalha as necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas. A musicoterapia busca desenvolver potenciais ou restaurar funções do indivíduo para alcançar melhor qualidade de vida, através de prevenção, reabilitação ou tratamento. Os acadêmicos participantes do atendimento já desenvolvem a técnica em projetos de pesquisa do ID_CURSO. O instrumento utilizado foi o clarinete. (FV)