Acadêmicos de Agronegócios conhecem tecnologias de produção a campo

Para complementar o estudo técnico-científico em sala de aula, visitas técnicas são realizadas em propriedades rurais e empresas do agronegócio.
Acadêmicos do sétimo semestre de Administração com Ênfase em Agronegócios da UNIGRAN realizaram visita técnica na Fazenda União e Fazenda Independência, em Ponta Porã, para conhecer as alternativas de renda dos produtores rurais por meio das tecnologias de produção. A aula prática consolida parte do aprendizado teórico obtido em sala de aula, através dos conceitos de sistemas integrados de produção agropecuária. Segundo o coordenador do ID_CURSO, José Ciro Teixeira, para sobreviver na atividade do agronegócio é preciso conhecer profundamente as características peculiares do setor, as variáveis que estão sujeitas, as tecnologias existentes e o ambiente interno e externo da empresa rural. “A formação acadêmica se completa dessa forma. Aplicamos o conteúdo técnico-científico em sala de aula e depois vamos a campo conhecer os meios de produção, a aplicação da tecnologia e administração da propriedade rural ou empresas”, ressalta o professor. Durante a visita técnica os professores Euclides Maranho e Matheus Favaretto também acompanharam os acadêmicos. Ao passo que os estudantes conheciam as tecnologias de produção e as alternativas de renda dos produtores, avaliavam também os métodos e conceitos utilizados para serem discutidos em sala de aula. Para José Ciro Teixeira, o produtor brasileiro tem demonstrado eficiência na produção, no entanto, é preciso buscar constantemente informações sobre os melhores canais de comercialização, para extrair o máximo da produtividade. O professor lembra que a UNIGRAN implantou há 20 anos o ID_CURSO de Administração Rural, hoje Administração com Ênfase em Agronegócios, com o objetivo de formar profissionais habilitados e capacitados com espírito empreendedor a atuarem na área da economia (o maior negócio do Brasil). Com criatividade frente aos diferentes contextos organizacionai, os acadêmicos são habilitados a planejar e gerenciar as atividades de propriedades rurais, indústrias e empresas, com grande visão empreendedora. Para a acadêmica Keila Gomes Borges, o bom do ID_CURSO é a possibilidade de aliar a teoria em sala de aula com a prática em campo. “Verificamos todos os fatores que trazem benefícios ou prejudicam o desenvolvimento do mercado em agronegócio”, ressalta. Já o acadêmico e produtor rural Volmir Berres destaca que a teoria em sala de aula contribui na identificação e análise do sistema administrativo de qualquer empreendimento relacionado ao agronegócio. (FV)