ID_CURSO de Medicina Veterinária oferece cuidados aos animais da 45ª Expoagro

Plantões nos períodos diurno e noturno garantem o atendimento aos animais da 45ª Exposição Agropecuária de Dourados (Expoagro). Uma equipe de professores e acadêmicos do ID_CURSO de Medicina Veterinária da UNIGRAN está oferecendo suporte técnico aos produtores rurais que mantém animais das diferentes raças em julgamento no Parque de Exposições, e aqueles em exibição para serem comercializados. Gado de elite e animais de pequeno porte, como as ovelhas, têm sido as principais espécies atendidas no hospital veterinário, que possui estrutura para fazer os primeiros socorros e micro-cirurgias. Os casos de maior complexidade e urgência podem ser encaminhados ao Hospital-Escola na UNIGRAN, onde há equipes de cirurgiões e equipamentos sofisticados para realizar os diferentes procedimentos de saúde animal. Durante a Feira, os problemas que mais afetam os animais decorrem dos confinamentos em baias. Os motivos, segundo a médica veterinária Marta Almirão Sobreira, professora de Estágio e Reprodução Animal, são relacionados à lesão oftalmológica, provocada pela palha que recobre os estábulos. Avaria no casco e dificuldade com a temperatura ambiente também são causas que tem levado os produtores a levar os animais ao tratamento. No primeiro caso, lava-se o olho do animal com solução fisiológica, retirando o corpo estranho. Aplica-se pomada oftalmológica para acalmar a ardência e o incômodo. “Fazemos a higienização interna e externa e pedimos para o proprietário trazer o animal caso volte a apresentar alteração”, diz a professora. Ela acrescenta que há casos que se resolvem com banho e controle da temperatura ambiental e medicamentos contra parasitas, como o carrapato. Os atendimentos são amplos e além de oferecer suporte aos produtores rurais servem ainda de projeto de estudo para os acadêmicos que acompanham todo o tratamento. Muitos deles têm o contato direto com os produtores e conseguem estágio em diferentes propriedades e empresas de Dourados e região. Flávio Pimenta e Clederson Pereira, acadêmicos do 5º semestre, acompanham os tratamentos de bovinos e ovinos durante escala de plantão. Um dos procedimentos que eles puderam realizar junto com os professores foi a aspiração folicular em vaca P.O. (pura de origem). O animal de elite, comercializado no tattersal, teve um óvulo retirado para fecundação in vitro. “Oferecemos auxilio e tratamento aos animais no que for necessário”, destaca Flávio. Os estudantes acompanham o julgamento dos animais e participam de palestras técnicas promovidas pelo Sindicato Rural de Dourados. A infraestrutura do ID_CURSO conta ainda com a Casa da Medicina Veterinária. Acadêmicos do 7º semestre promovem eventos, todas as noites com cantores regionais, durante a Expoagro, com renda revertida para a formatura. (FV)