UNIGRAN oferece ID_CURSO de Libras

Professora Marlene Piovezani, com a diretora da Faculdade de Educação, Claudia Ollé (d), adianta que as aulas serão práticas.
Estão abertas as inscrições para o ID_CURSO de Libras da UNIGRAN. As vagas são limitadas, podendo ser garantidas na Secretaria da Faculdade de Educação da Instituição, no bloco III, com Maria Bryk. O ID_CURSO é aberto para todos os interessados, professores, acadêmicos e comunidade em geral. As aulas iniciam em 23 de maio e terão duração de quatro meses. Libras é a língua de sinais das pessoas surdas. O que é denominado de palavra ou item lexical nas línguas oral-auditivas são denominados como sinais na Libras, diferenciando-se por ser uma modalidade visual-espacial. A professora do ID_CURSO, Marlene Paula Piovezani, explica que a metodologia de estudo será prática, contendo breve histórico sobre a introdução da linguagem de sinais. Segundo a professora, o aprendizado de libras exige, além dos gestos manuais, expressão facial e corporal. “O surdo olha dentro de um contexto. Por isso, as expressões são fundamentais”, disse. Cláudia Ollé, diretora da Faculdade de Educação da UNIGRAN e coordenadora do ID_CURSO de Artes Visuais, destaca que a Libras está presente na estrutura curricular dos ID_CURSOs da UNIGRAN, de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação. “A UNIGRAN tem compromisso social com a comunidade e o ID_CURSO de Libras vem somar todos os serviços desenvolvidos pela Instituição nas diferentes áreas do conhecimento”, ressalta. Visando atender a todo o público e inserir as pessoas surdas na sociedade, pelo menos um funcionário de cada departamento da UNIGRAN deverá participar do ID_CURSO. O ID_CURSO pode ser realizado em dois horários, devendo ser escolhido no ato da inscrição. Na quinta-feira será das 19h10 às 21h45, aos sábados, das 13h30 às 16h. O investimento pode ser feito em cinco parcelas. Acadêmicos pagam mensalidade de R$ 30; comunidade externa R$ 40. Funcionários da UNIGRAN são isentos. (FV)