UNIGRAN lança a nona edição da Revista InterLetras

Professora Nara Sgarbi fez o lançamento da revista, em solenidade que teve como convidada a palestrante Maria Leda Pinto (detalhe), dia 6.
O ID_CURSO de Letras da UNIGRAN lançou, na quinta-feira, a 9ª edição da revista científica eletrônica InterLetras. A publicação traz sete artigos e uma resenha (científicos) com diferentes temáticas que retratam “A identidade, a diferença e o hibridismo na arte contemporânea” e “Relações linguísticas e literárias: tramas necessárias”. Aberta pela pró-reitora de Ensino e Extensão Terezinha Bazé de Lima, a solenidade reuniu acadêmicos de Letras do ID_CURSO presencial da UNIGRAN e professores da área da Educação. A pró-reitora destacou que a revista é um meio importante para difundir o conhecimento acadêmico da UNIGRAN e de outras universidades do país e do exterior, por se tratar de uma revista nacional e internacional. A InterLetras é a primeira publicação de caráter científico, em suas áreas de abrangência, disponibilizada gratuitamente no endereço www.unigran.br/interletras. A editora da revista, Nara Sgarbi, coordenadora do ID_CURSO de Letras e Pedagogia a distância, destaca que a publicação é o resultado de pesquisas desenvolvidas pela comunidade acadêmica. “A InterLetras solidificou-se como um ambiente de disID_CURSO pertinente a área da linguagem: linguística e literatura; educação e cultura”, salientou a editora, ressaltando que o periódico científico impõe responsabilidade em primar pela qualidade do material divulgado. Ela agradeceu em seu disID_CURSO a todas as pessoas que enviaram artigos, aos colaboradores e Mantenedora da UNIGRAN. A palestrante, Maria Leda Pinto, professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), foi a convidada especial da solenidade de lançamento desta edição da InterLetras. Ela falou sobre “A linguística e a circulação de textos no cotidiano escolar”, ressaltando que a leitura é um processo de construção de sentidos. Nesse sentido, ela entende que é muito importante o professor ver o aluno como sujeito do processo de leitura e aprendizado. Essa idéia se baseia especialmente na Análise do DisID_CURSO, uma corrente da lingüística que estuda não somente as frases, isoladamente, mas a frase como “enunciado” e as circunstancias a que se refere, tanto no contexto imediato, como sócio-histórico e ideológico. Entre as preocupações apontadas pela professora na educação escolar é que o texto literário é considerado, muitas vezes, como “perda de tempo”. A leitura, segunda ela, está voltada aos textos informativos. “A relação do texto literário no contexto aprendizagem é muito importante”, destaca a professora, assinalando carregar vivência, emoções, possibilitando exercer poder de liberdade a ativar o intelecto pela busca de conhecimentos. “O texto literário resiste ao tempo e possibilita desenvolver imaginações, diferente do informativo, construído para um determinado momento, podendo ser imparcial”, salienta a professora. A aula e a solenidade de lançamento da InterLetras está disponível aos acadêmicos da UNIGRAN NET dos ID_CURSOs de Letras e Pedagogia, na plataforma de vídeos. (FV)