Universitários estão em festa com a OLIGRAN

Murilo Zauith, presidente de honra da UNIGRAN, destacou importância das olimpíadas universitárias na solenidade de abertura da XV OLIGRAN
Os acadêmicos da UNIGRAN estão no clima dos maiores jogos universitários do Mato Grosso do Sul. Na noite de sexta-feira, o presidente de honra da instituição e vice-governador do Estado, Murilo Zauith, e o gerente geral da Caixa Econômica Federal de Dourados, José Zani Carrascosa, abriram a XV OLIGRAN, dando o início a disputa de 12 modalidades esportivas que vão até o dia 16 de maio. A solenidade de abertura foi marcada por muitas emoções, momento em que as delegações entraram em quadra e quando a pira olímpica foi acessa pela atleta do judô, Clisselma Braga Paré. Em ritmo de olimpíadas, os atletas se apresentaram a platéia que lotou as arquibancadas. Pais, amigos e familiares puderam ainda acompanhar de perto um grande show com apresentações artísticas e culturais e o desfile do Garoto e Garota OLIGRAN. O homenageado da noite foi o professor Carlos Muchão Castilho, coordenador do ID_CURSO de Educação Física. “Chegamos na XV edição. É uma honra para a UNIGRAN ver os universitários num momento de integração como esse, que tem como organizadores acadêmicos e professores do ID_CURSO de Educação Física. Vocês estão de parabéns professor Carlos”, destacou o presidente de honra Murilo Zauith, cumprimentando os parceiros do evento, os professores e a platéia de estudantes e familiares. Carlos Muchão lembrou que os preparativos da OLIGRAN envolvem todo um trabalho de equipe, momento de aprendizagem aos formandos de Educação Física, na organização de eventos. São quase três meses de preparação. O gerente da Caixa, José Zani Carrascosa, também elogiou a organização das olimpíadas e destacou a importância da OLIGRAN para a confraternização dos jovens pelo esporte. “É um orgulho para a Caixa ser parceira de um evento de grande porte. Desejamos boa sorte a todas as equipes e que o espírito de competição seja leal e ético”, reiterou Zani, que esteve acompanhado do superintendente da Caixa, Paulo Siviero. Em quadra, os atletas juraram respeitar os adversários, dignificando o nome de cada ID_CURSO, através da fala do acadêmico de Educação Física e atleta de futsal, Donizete Pereira da Silva, tetra campeão da Copa Morena, campeão Sulamericano de Clubes, tri-campeão dos Jogos Abertos Estaduais e tri-campeão paraguaio de clubes. Já o acendimento da pira olímpica foi marcado por muita emoção. Com as delegações em quadra e o ginásio de esportes da UNIGRAN lotado, a atleta Clisselma Braga, bicampeã de judô na categoria Junior, campeã sênior e campeã sul-americana, fez a volta olímpica carregando a tocha. As luzes se apagaram e ela foi conduzida por rapel, até o alto da pira para acendê-la. Até o próximo sábado, os atletas disputam as modalidades atletismo, basquetebol, futebol de salão e suíço, handebol, judô, tênis de mesa, voleibol, xadrez, tênis, natação e cabo de guerra. As competições acontecem de manhã e a noite e podem ser acompanhadas de perto pela comunidade. (FV)