Acadêmicos de Agronomia são selecionados para ID_CURSO de bioenergia.

Alex e Cleir (em pé), João Augusto, Sadrac e Roberto Luiz ganharam ID_CURSO da Udop por mérito acadêmico, segundo a professora Raquel Bonacina.
Cinco acadêmicos de Agronomia da UNIGRAN foram escolhidos para participar do ID_CURSO Agrícola 2009. As aulas são oferecidas pela Udop (União dos Produtores de Bioenergia), com a finalidade de capacitar profissionais para trabalharem na produção de cana-de-açúcar e bioenergia. As vagas foram oferecidas em parceria com a Biosul (Associação dos produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul). A capacitação é composta de quatro aulas/palestras. Segundo a professora Raquel Bonacina Vitorino, coordenadora do ID_CURSO de Agronomia, a parceria facilita o acesso de estudantes universitários a ID_CURSOs técnicos de reconhecido gabarito, além da conscientização do profissional. “Iniciativas como essa conscientizam o futuro profissional e capacitam os estudantes acerca dos procedimentos técnicos e ações sustentáveis da exploração da cana-de-açúcar”, disse a professora Raquel. Os cinco acadêmicos selecionados para participar do ID_CURSO são do quinto semestre de Agronomia. Alex Ramos Costa, Cleir Inácio Matheus Pereira Junior, João Augusto Araújo Colla, Sadrac Borges Wendland e Roberto Luiz da Silva entendem que essa uma oportunidade para se aproveitar. “Sempre tive interesse na área da cana e, para mim, esse ID_CURSO é um conhecimento maior. O mercado de trabalho tem deficiência de profissional qualificado para atuar com cana-de-açúcar e o ID_CURSO nos insere nesse meio diretamente”, disse Cleir Junior. Além da capacitação específica, os estudantes apontam como importante o contato direto com produtores e trabalhadores da cana-de-açúcar que também participam do ID_CURSO. Para Sadrac Wendland, esse treinamento pode “abrir portas” para a conquista de estágios e até empregos, ajudando tanto na vida acadêmica quanto profissional. A pedido da União dos Produtores de Bioenergia, os cinco acadêmicos da UNIGRAN foram escolhidos por critério de média de aproveitamento escolar e assiduidade. O encerramento das atividades do ID_CURSO agrícola acontece em novembro, em Araçatuba, interior de São Paulo, na sede da Udop, onde participam da última aula/palestra e recebem os certificados. (MC)