UNIGRAN e Sebrae promovem seminário sobre empreendedorismo.

Pró-reitora Terezinha Bazé destaca parceria que oportuniza aos acadêmicos participarem de palestras técnicas voltadas para o mercado de trabalho.
Com o objetivo de despertar o espírito de liderança nos acadêmicos da UNIGRAN, a Pró-Reitoria de Ensino e Extensão e o Sebrae promoveram nesta quarta-feira seminário sobre o empreededorismo, com o consultor Alcemir Pinho Calazans. Ele aproveitou para convocar os estudantes a participarem do “Desafio SEBRAE”, cujas inscrições vão até 13 de maio. A parceria entre UNIGRAN e Sebrae já oportunizou vários palestras técnicas aos acadêmicos como o objetivo de melhor prepará-los ao mercado de trabalho. O empreededorismo, dessa forma, não está ligado apenas à gestão ou administração de negócios, devendo todo o profissional ser capaz de resolver diferentes situações. A pró-reitora Terezinha Bazé lembrou que a própria prova do Exame do Desempenho dos Estudantes (Enade) tem cobrado dos alunos a capacidade de resolver situações-problema, exigindo o conhecimento de várias disciplinas para se encontrar resposta de uma questão. Calazans explica que o empreendedorismo está ligado a todas as áreas do conhecimento. “O empreendedor não é aquele apenas sonha, mais sim aquele que transforma o sonho em realidade”, destaca. Ele diz não ser fácil almejar os objetivos, porém, com planejamento, comprometimento e iniciativa é possível se diferenciar no mercado de trabalho. “No atual cenário que se discute a crise, o empreendedor busca oportunidades de encontrar meios que o favoreçam a crescer, na vida pessoal e profissional. Tudo isso depende da criatividade, iniciativa”, disse ele, argumentando existir dois ID_TIPOs de empreendedor, que também é conhecido como empresário. “Existe o empresário por necessidade (suprir dificuldades econômicas) e o empresário da oportunidade (visão empreendedora, faz pesquisas de análise de mercado). A diferença entre eles é que o empreendedor ao encontrar desafios poderá ter perdas, mas irá se recuperar. O outro não. Jogo virtual O Desafio Sebrae é um jogo virtual que simula a administração de um negócio, visando a estimular o espírito empreendedor entre os jovens acadêmicos. Para participar, é preciso formar uma equipe de três a cinco componentes. “O jogo é instigante, envolvendo cada vez mais os participantes no mundo empresarial, já que durante as rodadas de decisões, eles precisam definir estratégias de atuação levando em consideração elementos reais do mercado, vivenciando o cotidiano das empresas”, diz Calazans. O Desafio Sebrae é realizado em três etapas: estadual, regional e nacional. Na primeira fase os estudantes que vencerem o jogo ganham ID_CURSOs do Sebrae. Na semi-final, o prêmio será um notebook. A equipe campeã nacional ganha viagem a um centro de empreededorismo na Europa e Estados Unidos. As equipes terão que gerenciar uma fábrica do setor de brinquedos. A competição será composta por cinco fases, sendo três virtuais e duas presenciais. A inscrição é feita pelo site www.desafio.sebrae.com.br. (FV)