Clínica Odontológica completa ciclo de ID_CURSOs da saúde.

Murilo Zauith e Rosa De Déa destacaram história do ID_CURSO de Odontologia da UNIGRAN, na inauguração da Clínica Odontológica.
Mais do que um projeto idealizado pela UNIGRAN desde antes de 1998, o ID_CURSO de Odontologia é um sonho da comunidade douradense, que agora se completa com a inauguração de uma das Clínicas Odontológicas mais modernas do Brasil. Durante a inauguração, nesta segunda-feira, a reitora da Instituição, Rosa Maria D’Amato De Déa, lembrou da trajetória do ID_CURSO e construção de suas bases. Implantado em 2007, o ID_CURSO de Odontologia resume bem o sucesso do plano de desenvolvimento institucional, na parte de ampliação de áreas de formação profissional e acadêmica. Ao lado das Ciências Humanas e das Ciências Sociais Aplicadas, dez ID_CURSOs das Ciências da Saúde foram implantados desde ano 2000, com estruturas, corpo docente e acervo bibliográfico igualmente de ponta, além de dois mestrados em saúde. “Nessa primeira década do Século XXI, a UNIGRAN alterou muito sistematicamente sua trajetória educacional, vislumbrando que a área da saúde é extremamente importante, pelos benefícios que traz para a nossa comunidade, para o nosso estado”, disse a reitora. Com o florescimento de vários ID_CURSOs, a Faculdade de Saúde da UNIGRAN estabeleceu uma rede multidisciplinar de ensino, extensão e pesquisa, ideal para o novo ID_CURSO. Por isso, o projeto da Odontologia, suspenso por algum tempo, foi redefinido em bases ainda mais sólidas. “Havia também uma cobrança quanto à oferta do ID_CURSO, e se é um sonho da comunidade é um sonho da UNIGRAN e ela não deixou de trabalhar em função da realização desse sonho”, disse a professora. Ela relembra que o ID_CURSO foi autorizado após um rígido processo avaliação, recebendo as melhores notas do MEC. Rosa De Déa destacou que a UNIGRAN vem cumprindo com todos os compromissos propostos no projeto pedagógico de Odontologia. E como tradicionalmente faz em seus ID_CURSOs, entregou com antecedência uma estrutura de alto nível para o crescimento técnico-científico e qualificação profissional dos acadêmicos. Ela frisou ainda a importância da Clínica Odontológica na formação humanizada. “A inserção dos alunos, já neste momento, em atividades práticas, nas clínicas integradas, a participação em estágios, é o diferencial do nosso ID_CURSO [...] essa inauguração também complementa a proposta de formação humanística do ID_CURSO, atendendo a uma camada da população que não tem certos benefícios e fazendo ampliar o espírito de solidariedade entre professores, acadêmicos e a comunidade em geral”, falou a reitora. SAÚDE PÚBLICA Esse ponto foi destacado também pelo secretário municipal de Saúde, Sandro Barbara, que coincidentemente é cirurgião-dentista. O secretario disse da contribuição que a Clínica Odontológica da UNIGRAN pode dar às políticas públicas de saúde, em Dourados, e destacou a importância dos profissionais da Odontologia nos cuidados com a saúde da população. “Nada impede que – em complemento da atenção básica em saúde bucal – a Prefeitura faça convênio com essa instituição, nas especialidades, para oferecer uma Odontologia melhor à população carente da nossa cidade. E a Secretaria de Saúde, naquilo que estiver ao seu alcance, vai ser parceira da UNIGRAN”, disse Sandro Barbara. Em entrevista para a televisão, a coordenadora de Odontologia, professora Pollyanna Kássia Borges também falou dos ganhos sociais que a Clínica Odontológica traz para o ID_CURSO. “A UNIGRAN é compromissada com a comunidade e nós já estávamos realizando um trabalho de saúde bucal do douradense e, claro, a Clínica vem para somar ao trabalho que a gente já vem realizando ao longo dos três anos”, falou. Reiterando o compromisso dos professores e da Instituição com a melhor formação dos alunos, o presidente de honra da UNIGRAN, Murilo Zauith, encerrou os pronunciamentos oficiais, na cerimônia de inauguração da Clínica Odontológica, agradecendo à confiança dos familiares e dos alunos à Instituição. “A Odontologia completa os ID_CURSOs de ponta da UNIGRAN, na área da saúde, com laboratórios e professores qualificados, para que os nossos jovens, aqui do Estado, possam, com o apoio de suas famílias, chegar a um ID_CURSO universitário de qualidade. Nós estamos dando todas as condições para as pessoas possam estar fazendo bons ID_CURSOs, serem bons profissionais, equiparando-se aos profissionais de qualquer cidade do país, é por isso que nós zelamos e trabalhamos diuturnamente, fazendo com que a UNIGRAN seja uma referência no Centro-Oeste”, declarou. A Clínica Odontológica da UNIGRAN está iniciando os atendimentos ainda de forma restrita, aos funcionários da Instituição. (JR)