ID_CURSO de Odontologia surge já moderno, diz Miguel Nobre.

Na inauguração da Clínica Odontológica, presidente do CFO disse que os alunos devem festejar a boa casa que tem na UNIGRAN.
Segundo o professor universitário e presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Miguel Álvaro Santiago Nobre, cerca de 2 milhões de dentes deixaram de ser extraídos no Brasil, ente 2003 e 2007. Os dados revelam a mudança havida nesta área. A exodontia deu lugar à restauração, à pesquisa com novas técnicas e tratamentos de doenças, aliado ao trabalho preventivo em saúde bucal. Miguel Nobre analisa que a Odontologia ganhou reconhecimento no país como sendo fundamental para a execução das políticas públicas de saúde, como o Programa “Brasil Sorridente”, por exemplo. “Essa é a primeira vez que houve verba própria para a Odontologia; sempre a Odontologia ganhava uma sobrinha”, disse o presidente do CFO. Perguntado sobre o contexto em que se insere o ID_CURSO de Odontologia da UNIGRAN, ele disse ser esse um momento muito apropriado. “O ID_CURSO já está formando para a realidade do Brasil – não adianta a Odontologia brasileira ter bons produtores científicos, ser uma Odontologia reconhecida no mundo, se ela não tem perfil para atender a nossa população –; então, acho que esse é o grande entendimento da Odontologia da UNIGRAN, fazer um ID_CURSO baseado no moderno”, comentou. Miguel Nobre prestigiou a inauguração da Clínica Odontológica da UNIGRAN, nesta segunda-feira, 4, e conheceu todas as instalações, acompanhado do presidente do Conselho Regional de Odontologia, Silvano Silvestre, e da coordenadora do ID_CURSO, professora Pollyana Kássia de Oliveira Borges. “Eu conheço muitos ambientes onde se pratica Odontologia”, disse o convidado, falando sobre sua decisão de vir a Dourados para a inauguração, com base apenas em recomendações feitas por colegas, “eu não imaginei que fosse dessa magnitude, eu fiquei encantado e acho que os alunos devem festejar a boa casa que tem”, elogiou. O presidente do Conselho Federal de Odontologia defende que as ações do governo, na área de saúde bucal, deveriam se tornar políticas de estado. (JR)