UNIGRAN inaugura Clínica de Odontologia nesta segunda-feira

Equipada com 45 consultórios e as mais modernas tecnologias, Clínica da UNIGRAN é uma conquista também para a cidade de Dourados.
Dourados contará com uma das mais modernas clínicas odontológicas do país. Nesta segunda-feira à noite, 4, a UNIGRAN inaugura um conjunto de laboratórios e consultórios equipados com reID_CURSOs de alta tecnologia que estarão à disposição dos alunos, professores e da comunidade, para as atividades de qualificação científica e profissional e de extensão universitária. O presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Miguel Álvaro Nobre, vem à cidade exclusivamente para prestigiar a solenidade de inauguração. A coordenadora do ID_CURSO de Odontologia, Pollyanna Borges, disse que presença do presidente do CFO na inauguração é muito significativa. “Para nós, é o reconhecimento da classe da Odontologia ao trabalho ético que vimos fazendo, e queremos ter em nossa clínica, formando um profissional que sabe de suas responsabilidades perante a comunidade e perante os colegas”, disse a professora. Ela enaltece ainda a presença dos profissionais de Dourados e autoridades que foram convidados, juntamente com alunos e familiares. A Clínica é entregue ao ID_CURSO no momento em que a primeira turma de Odontologia chega ao 5º semestre. Como nos casos dos Laboratórios de Farmácia, do Hospital Veterinário, das Clínicas de Fisioterapia e de Estética, e do Núcleo de Psicologia, por exemplo, a UNIGRAN disponibiliza com bastante antecedência uma estrutura de ponta, para a melhor formação de seus acadêmicos. “Os alunos estão felicíssimos, porque, normalmente, as instituições inauguram suas clínicas no último ano”, falou a professora. O motivo do entusiasmo é que os alunos terão à disposição, em uma área climatizada de 1.025 metros quadrados, 45 consultórios que estão organizados em duas clínicas. Todo o complexo é equipado com instrumental e os aparelhos mais avançados de diagnóstico, cirurgias e restauração, além de materiais de máxima qualidade, usados em todos os procedimentos. Os processos de esterilização serão feitos em três fases e, assim como todos os protocolos de biossegurança, atende às normas federais de Vigilância Sanitária. Segundo Pollyana Borgens, a implantação das especialidades será feita de forma gradual, iniciando com consultas sobre patologias da gengiva (periodontia), biopsias e cirurgias de menor complexidade, além de dentística (restaurações) e diagnósticos bucais, clínicos e radiológicos. “A partir do segundo semestre, acrescendo as especialidades, teremos a endodontia, que é o tratamento de canal, e as próteses; e, no ano que vem, nós vamos ter também a pediatria e o tratamento de próteses total e parcial”, informa. Ela explica que o ID_CURSO de Odontologia da UNIGRAN acompanha a modernidade da área. Por isso, a formação curricular e extracurricular do aluno é baseada no conhecimento acumulado sobre doenças bucais e a evolução das técnicas de tratamento, prevenção e proteção dos dentes e da saúde oral das pessoas. Nesse sentido, nada é tão ruim na Odontologia moderna do que a extração de um dente, fato corriqueiro no Brasil de 30 anos atrás. “Hoje, a gente conhece as patologias bucais nos seus mínimos detalhes, o que nos facilita a compreensão do tratamento e, também, das medidas preventivas. Para nós, a pior situação que pode acontecer é ter de fazer uma exodontia. Nós temos que avaliar as diversas possibilidades de manter o órgão dental na boca (e) evitar o aumento de indivíduos desdentados”, explicou Pollyanna Borges. Para a coordenadora, a Clínica de Odontologia da UNIGRAN é a nova parceira da comunidade douradense na melhoria da saúde bucal.(JR)