Ciência da Computação enfoca o mercado de trabalho na Semana Integrada

Processamento de imagens, tema do palestrante Nielsen Simões, é um dos campos tratados na semana acadêmica da UNIGRAN.
Acadêmicos do ID_CURSO de Ciência da Computação tiveram a oportunidade de conhecer outras possibilidades que o mercado de trabalho oferece, além das grandes áreas de programação e das redes de computadores, durante a 2ª Semana Integrada da Faculdade de Ciências Exatas e da Terra. O ciclo de palestras terminou nesta sexta-feira, com a apresentação feita pelo professor André Chastel Lima (UEMS) de sua pesquisa com o desenvolvimento de ferramentas computacionais para a comparação de genomas completos e incompletos. É a aplicação da computação na pesquisa biomédica. As palestras técnicas tiveram início na quarta-feira, com o professor Marcos Paulo Moro, diretor de informática da UFGD, sobre segurança da informação. Ontem, o professor Nielsen Cassiano Simões (UEMS), falou sobre as inúmeras aplicações do processamento de imagens digitais. Simões mostrou o quanto estão avançados os sistemas de fotografia, filmagem, escaneamento de imagens e detecção de cores, por exemplo, cujas aplicações vão desde a medicina, biometria e a arte digital até projetos de vigilância eletrônica e a integração com a TV, como no tira-teima mostrado em jogos de futebol. “A computação é encontrada em todas as áreas”, disse a professora Cláudia Regina Tinos Peviani, coordenadora de Ciência da Computação. Ela reforça que uma das propostas temáticas da semana foi mostrar aos acadêmicos a variedade de opções que a carreira oferece, no campo das tecnologias da informação. “Às vezes, o aluno não consegue se encontrar, mas, através de uma palestra, ele diz: é isso que eu quero fazer”, falou a professora. Por isso, o mercado de trabalho foi abordado na mesa-redonda final, com alunos egressos da UNIGRAN, e na palestra desta quinta-feira, com o diretor da empresa de tecnologia Exclain, Ronnei Peterson. A mediação das mesas-redondas foi feita pelo professor João Amâncio Gonçalves de Oliveira Junior. (JR)