Mini-ID_CURSOs da área agronômica enfocam plantas medicinais e física do solo.

Aulas nos laboratórios da UNIGRAN exploraram conhecimentos teóricos e práticos em duas áreas básicas das Ciências Agrárias.
Mais trinta acadêmicos de Agronomia e de Tecnologia em Produção Agrícola participaram dos mini-ID_CURSOs sobre Física do Solo e Análise Química de Plantas Medicinais, nesta quinta-feira (23). A abordagem dos mini-ID_CURSOs foi a aplicação de técnicas de manejo do solo e de estudo da composição das plantas. O mini-ID_CURSO Física do Solo foi ministrado pelo professor Anderson Bergamin e envolveu partes teóricas e práticas de composição do solo. “Estamos abrangendo tanto a parte de densidade, umidade, estabilidade de agregados e granulometria do solo, que é a parte de textura”, disse o professor. Para ele, é fundamental o conhecimento do profissional sobre as características do solo, até para facilitar o acesso ao mercado de trabalho. “Dentro da Agronomia, o solo está entre as grandes áreas, para manejarmos de forma correta o sistema produtivo, a base de tudo é o solo”, finalizou o professor Anderson. Já no mini-ID_CURSO de Análise Química e Histoquímica de Plantas Medicinais, foram abordados testes para se identificar proteínas e compostos em plantas e extratos vegetais. As professoras Isabel Coutinho e Shirlayne de Barros foram as orientadoras do ID_CURSO. Para a professora Isabel, o conhecimento do metabolismo da planta é essencial na formação dos acadêmicos de Agronomia e Tecnologia em Produção Agrícola. “É importante identificar e determinar a atividade antioxidante das plantas”, disse ela. A 2ª Semana Integrada da Faculdade de Ciências Exatas e da Terra da UNIGRAN tem enfoque nas técnicas e inovações tecnológicas de cada área. (MC)