Faculdade de Ciências Exatas e da Terra abre semana acadêmica nesta quarta-feira.

Além de palestras e mini-ID_CURSOs, acadêmicos vão ter aulas práticas, como de topografia, no Parque de Exposições de Dourados.
A Faculdade de Ciências Exatas e da Terra da UNIGRAN promove de quarta-feira (22) a sábado (25) a II Semana Acadêmica Integrada dos ID_CURSOs de Arquitetura e Urbanismo, Agronomia, Tecnologia em Produção Agrícola e Ciência da Computação. A programação terá palestras e mini-ID_CURSOs específicos para cada área profissional e seminários com temáticas contemporâneas, envolvendo todos os ID_CURSOs, em amplo debate. A abertura, às 19h de quarta-feira, no salão de eventos, contará com apresentação cultural e a palestra “Planejamento territorial”, com o arquiteto e urbanista Sérgio Seiko Yonamine, da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan/MS). Ele é autor do plano de zoneamento econômico do Estado e orientador de políticas públicas do atual governo de Mato Grosso do Sul. Na quinta-feira (19h) o tema em debate será a “Degradação ambiental”. Mesa-redonda será formada pelo professor (palestrante da noite) Paulino Júnior, da UFGD, e pelos debatedores Liane Calarge (UFGD) e Vanderlei Berto Júnior (UNIGRAN). Na sexta-feira, no mesmo horário, haverá outra mesa-redonda, com o tema “Produção de Alimentos”. O palestrante é Munir Mauad (UFGD). Os debatedores serão Fabrício Fagundes (UFGD) e Wilson Luiz Finamore (UNIGRAN). O encerramento da Semana Integrada será no sábado, no Parque de Exposições de Dourados. Às 7h30 será realizada aula prática de topografia. Os participantes serão divididos em grupos e vão estudar a área geográfica do Parque. O instrutor é o professor engenheiro civil Celso Itsuo Tarumoto. Em seguida haverá palestra de “Planejamento estratégico”, com o professor Roberti André da Silva Filho (UNIGRAN). No período diurno, os ID_CURSOs de Arquitetura e Agronomia vão promover os mini-ID_CURSOs técnicos, voltados a cada área de atuação. Já a Tecnologia em Produção Agrícola e a Ciência da Computação farão no período noturno, às 21h, após o encerramento dos seminários. De acordo com a diretora da Faculdade de Ciências Exatas e da Terra, Cynara Tessoni Bono, as atividades transversais e de integração, com os seminários, tem como objetivo contribuir na formação generalista dos acadêmicos. “Os profissionais devem estar aberto a discussões contemporâneas que envolvam a sociedade. Não podemos ficar apenas no aprimoramento técnico. Precisamos ampliar o nosso leque de conhecimento”, disse a diretora, referindo-se aos seminários que irão abordar temáticas generalistas. As inscrições para a Semana Integrada podem ser feitas nas coordenações dos ID_CURSOs ou no dia do evento. (FV)