Desembargador abre Semana do Índio na UNIGRAN

Palestra e apresentação de dança terena, nesta terça-feira, iniciam seminário que terminará com ação global da UNIGRAN, para a comunidade indígena.
Os povos indígenas são iguais a todos os demais povos e, ao mesmo tempo, tem o direito de serem diferentes. Essa é a posição do desembargador do TRT 24ª Região Francisco das Chagas Lima Filho, que abriu a conferência preparatória para o Seminário Indígena da UNIGRAN, dia 13. O Seminário começa hoje e termina no sábado, com atividades de extensão na Aldeia Jaguapiru. A citação faz parte da declaração dos povos indígenas feita pela ONU, com objetivo de assegurar o reconhecimento da população índia. O desembargador falou da importância do tema na sua carreira e também sobre o direito assegurado aos índios. Francisco das Chagas opinou sobre o direito à terra e as intervenções realizadas por não-índios nas aldeias. “Vamos nos despir de interesses pessoais, dos nossos preconceitos e lembrar dos povos indígenas. Para isso, precisamos ter coragem, determinação e decência”, finalizou. A pró-reitora de Ensino e Extensão da UNIGRAN, professora Terezinha Bazé de Lima, falou sobre a situação atual das aldeias na proximidade de Dourados e o valor da interação entre as faculdades e a comunidade indígena. A pró-reitora reiterou a parceria com a “Amigo do Índio”, lembrando dos dez anos de atuação. Para ela, a presença da Instituição ajuda, porém, ainda existem melhorias a serem feitas. “A UNIGRAN tem feito muito, mas diante dos conflitos existentes, os projetos são ainda pequenos”, disse a professora Bazé. O mediador da mesa, professor Pedro Rauber, falou sobre a informação para avaliação das causas indígenas. Segundo Rauber, o senso comum ainda faz parte das discussões, ao invés do conhecimento cultural e antropológico exigido em debates sobre o assunto. Ação Global No sábado, dia 18, alunos e professores de todos os ID_CURSOs da UNIGRAN se reúnem no Núcleo de Atividades Múltiplas da Instituição, na Aldeia Jaguapiru, para oferecer diversos serviços e atendimentos. A ação global da UNIGRAN inicia às 8h. Atividades programadas - Jogos e brincadeiras (Educação Física), - Penteado para as crianças (Estética) - Aconselhamento psicológico e vocacional (Psicologia) - Circuito sensório motor (Fisioterapia) - Orientação sobre alimentos da cesta básica e oficina de culinária (Nutrição) - Intervenção social (Serviço Social) - Jogos de Informática (Ciência da Computação) - Atendimentos e encaminhamentos veterinários (Medicina Veterinária) - Orientação jurídica (Direito) - Orientação sobre escovação dentária (Odontologia) - Teste básico de anemia (Biomedicina) - Brinquedoteca (Pedagogia) - Confecção de maquetes (Arquitetura) - Horta em caixotes (Agronomia) - Orientações ambientais (Ciências Biológicas) - Orientações e entrega de plantas para chás (Farmácia) - Orientações quanto à prevenção na saúde (Enfermagem)