UNIGRAN realiza seminário e ação global na Semana do Índio.

Cultura, qualidade de vida e futuro das comunidades indígenas de Dourados são temas de debates que iniciam nesta segunda-feira, 13.
Todos os ID_CURSOs presentes nas comunidades indígenas. A UNIGRAN levará à população das Aldeias Bororó e Jaguapiru uma estrutura completa de atendimento social, dia 18, na ação de responsabilidade social que marcará o encerramento do V Seminário Indígena, que a Pró-Reitoria de Ensino e Extensão promove a partir de quarta-feira. A Semana do Índio na UNIGRAN inicia com a conferência “Declaração dos Povos Indígenas: o documento da ONU”, nesta segunda-feira de manhã, 13. O palestrante será o desembargador Francisco das Chagas Lima Filho, do TRT 24ª Região. O mediador será Wilson Matos da Silva, presidente da Comissão Especial de Assuntos Indígenas da OAB-MS. Formado na UNIGRAN, Matos é um dos primeiros índios brasileiros a se tornar bacharel em Direito. A UNIGRAN é pioneira em programas de incentivo ao estudante indígena, tendo graduado mais de quarenta profissionais índios, nos últimos anos. Por essa razão, a formação superior será um dos pontos principais das temáticas do V Seminário Indígena. Paralelamente ao Seminário, a Instituição promove uma exposição de artes alusiva à cultura indígena e os 10 Anos da Amigo do Índio (AmI), organização dedicada à promoção sociocultural das comunidades guarani-kaiowá e terena de Dourados. A mostra será aberta na terça-feira, com cerimônias e apresentações típicas de ambas as culturas. As inscrições para apresentação de trabalhos de pesquisa durante o Seminário estarão abertas até o dia 13, e devem ser feitas na Pró-Reitoria de Ensino e Extensão da UNIGRAN. Os telefones para mais informações e inscrições são (67) 3411-4203 e 3411-4177. (JR) Programação do V Seminário Indígena DIA 15/04/2009 19h – Abertura Solene 19h30 – Atividade Cultural 20h – Mesa Redonda: “Identidade e Realidade de Perspectiva dos Povos Indígenas de Dourados”, com a participação de representantes dos Terenas, Fernando da Silva Souza, dos Kaiowá Ñandeva, Michele Alves Machado, e dos guaranis, Cajetano Vera e Kenedi de Morais. A moderadora será a professora Marina Vinha (UFGD). DIA 16/04/2009 19h 30 – Apresentação Cultural 20h – Seminário de Pesquisa Indígena: apresentação da pesquisa: Ensino Diferenciado Indígena: um estudo de caso na Escola Municipal Indígena Tengatui Marangatu. Coordenação das professoras Eliana da Costa Cury e Terezinha Bazé de Lima. DIA 17/04/2009 07h30 às 11h. Atividades de Recreação, Jogos e Brincadeiras para os alunos da Escola Araporã – Aldeia de Dourados. Organização: ID_CURSOs de Pedagogia e Educação Física da UNIGRAN. 14h às 17h - Continuidade do Seminário de Pesquisa. Comunicação Oral: coordenação das professoras Eliana da Costa Cury e Terezinha Bazé de Lima. 19h 30 – Apresentação Cultural 20h – Oficina: Convívio na Universidade: Relações Étnicas Indígenas e não-Indígenas – Ministrantes: professores Aguillera de Souza, Maximino Rodrigues e Walter Martins Benites, indígenas egressos da UNIGRAN. Coordenação: Edna Marçal e Fernando da Silva Souza - Coordenadores dos NAM Jaguapiru e Bororó/AMI. DIA 18/04/2009 09h às 16h – Ação Global na Aldeia Jaguapiru: realização de acadêmicos e professores de todos os ID_CURSOs da UNIGRAN. Coordenação do Amigo do Índio; Pró Reitoria de Extensão e Pró-Reitoria Administrativa da UNIGRAN. Dia 19/04/2009 Participação na Comemoração Interna das Festividades da Aldeia de Dourados De 14 a 17 de Abril Exposições 1 – Artesanato e Cultura Indígenas – Coordenação da Professora Clàudia Ollé/UNIGRAN e Odaléia Reginaldo Faustino Souza/AMI. 2 – Exposição Memórias: 10 anos de Ações da AMI na Aldeia de Dourados – Coordenação – Érika Kaneta Presidente da AMI. 3 – Lançamento da edição especial sobre as Ações da UNIGRAN e da AMI em favor do desenvolvimento dos povos indígenas de Dourados. DECOM/UNIGRAN e ID_CURSO de Jornalismo.