Professoras da OMEP visitam o NAM – Bororó.

Encontro na Casa das Mães deve resultar em novos projetos de atenção pedagógica aos filhos de alunas do EJA.
As professoras da UEMS, Amélia Leite de Almeida, Giana Amaral Yamin e Débora Barros Silveira, membros do Conselho Fiscal da Organização Mundial para Educação Pré-Escolar em Dourados (OMEP), fizeram uma visita à Aldeia Bororó, segunda-feira, e conheceram a estrutura do Núcleo de Atividades Múltiplas da UNIGRAN, chamado Casa das Mães Indígenas. A presidente da OMEP e pró-reitora de Ensino e Extensão da Instituição, Terezinha Bazé de Lima, acompanhou as visitantes e mostrou o trabalho que a UNIGRAN e a Amigo do Índio, organização de apoio a projetos socioculturais para as comunidades indígenas, desenvolvem nas Aldeias Jaguapiru e Bororó, há mais de dez anos. A Casa das Mães, por exemplo, oferece aulas de alfabetização para as mulheres índias, todas as tardes. A maioria vai à aula acompanhada dos filhos, que participam de outras atividades oferecidas pelo Núcleo, como os ID_CURSOs de música. A OMEP avalia que é possível ampliar o atendimento às crianças indígenas, com programas de reforço escolar, recreação e educação infantil. A proposta inclui a elaboração conjunta de projetos pedagógicos diferenciados e adequados à educação escolar indígena, com a participação de acadêmicos e professores da UEMS e da UNIGRAN. A professora guarani Edna de Souza, à direita, na foto, é a coordenadora da Casa das Mães. Sua mediação é importante para assegurar que os projetos ali desenvolvidos respeitem as tradições guarani e kaiowá e contem com a aprovação dessas comunidades. O NAM-Bororó é um dos dois núcleos de extensão universitária da UNIGRAN, na área indígena de Dourados. O primeiro está instalado na Aldeia Jaguapiru, comunidade de maioria terena. (MC-JR)