Brinquedoteca da UNIGRAN é reinaugurada com mais espaços lúdicos

Estudantes de Pedagogia criaram novos espaços lúdicos para receber as crianças que visitam a brinquedoteca da Instituição.
A noite desta segunda-feira foi de festa na brinquedoteca da UNIGRAN. Acadêmicos do terceiro semestre de Pedagogia reinauguraram o laboratório da educação infantil com novos e criativos cantinhos lúdicos. Os espaços foram apresentados aos professores que avaliaram os trabalhos e se surpreenderam com a dedicação dos alunos, para enriquecer o aprendizado das crianças que participam de atividades recreativas na Instituição. A criatividade dos acadêmicos pôde ser reconhecida através dos cantinhos de jogos, da leitura, de artes, faz de conta, música, comunicação, do bebê, da natureza e sucatas. Todos eles foram confeccionados pelos alunos durante a disciplina de “Atividades lúdicas”, da professora Lúcia Eugênia Pittas Martini. Acompanharam a reinauguração a pró-reitora de ensino e extensão Terezinha Bazé, a diretora da Faculdade de Educação, Cláudia Ollé, e as coordenadoras de Pedagogia e Letras, Márcia Rita e Nara Sgarbi. Todos os trabalhos são construídos depois de pesquisas na literatura da ludicidade. Com o tema “Brincadeira é coisa séria” a brinquedoteca é o laboratório para os profissionais da educação infantil pensar, analisar e pesquisar a importância do lúdico no desenvolvimento da criança. A professora Lúcia Eugênia, coordenadora da brinquedoteca, explica que em sala de aula os acadêmicos aprendem à teoria da ludicidade, para montar os cantinhos, e de acordo com os eixos de conhecimento, passam a trabalhar com as diferentes formas de aprendizado da criança. Cada cantinho tem a sua particularidade, mais todos eles têm como objetivo despertar a atenção das crianças para que no ato de brincar utilizem elementos da fantasia e comecem a distinguir o real do imaginário. Cada grupo em sala de aula foi responsável por um cantinho. Fernanda Souza de Alencar Lima confeccionou com as amigas o espaço da natureza. Explorando a fauna e a flora elas mostram as riquezas do meio ambiente. “Esse espaço tem como objetivo despertar as crianças a preservar o meio ambiente. Sabemos que a natureza é um bem precioso para a vida na terra e é importante que desde pequenas elas tenham esse reconhecimento”, disse a acadêmica, destacando que os educadores [pedagogos] têm papel importante na formação cidadã das crianças em sala de aula. De segunda a sexta-feira a brinquedoteca da UNIGRAN é aberta à visitação das 8h às 11h e das 13h às 17h, e aos sábados no período da manhã. Alunos das escolas de Educação Infantil de Dourados e região podem participar das atividades lúdicas, sendo que menores de seis anos devem estar acompanhados dos responsáveis. Os Centros de Educação Infantis (CEIN) devem agendar as visitas pelo telefone (67) 3411-4117. Além das atividades na brinquedoteca da UNIGRAN, os acadêmicos desenvolvem ainda os cantinhos lúdicos nos próprios CEIN. Em caravana, os pedagogos levam os materiais até as crianças e montam os cantinhos para enriquecer o aprendizado. (FV)