UNIGRAN vai à comunidade atende ao jardim Santa Brígida.

Acadêmicos garantiram atividades lúdicas, no sábado, aos moradores da região do Jardim Santa Brígida.
Centenas de jovens e crianças passaram uma tarde de lazer diferente no Jardim Santa Brígida. O sábado seria para eles um dia comum, mas a rotina foi quebrada com a caravana de acadêmicos da UNIGRAN que levaram diversão e dicas de alimentação saudável a todos os moradores daquela região. As atividades fazem parte do projeto de extensão UNIGRAN vai à comunidade. A festa foi realizada em frente a Escola Municipal Frei Eucário Schimiti. A rua foi fechada para garantir a segurança dos participantes. Basquete de rua, pula-pula, trampolim, carrinho de rolimã, tênis de mesa, jogo de damas e pintura de pele foram as atividades desenvolvidas por 73 acadêmicos de Educação Física, com as crianças do bairro. Já o ID_CURSO de Nutrição atendeu principalmente os adultos, esclarecendo dúvidas e dando dicas de alimentação saudável. Muitas crianças eram alunas da Escola Frei Eucário, porém outras foram atraídas ao ver à rua tomada por brincadeiras e músicas que animavam a comunidade. Rosa Maria levou o filho de 5 anos para se divertir. “A gente não tem opções de lazer no bairro. Se ele [o filho] não estivesse aqui, estaria lá dentro de casa brincando sozinho. É muito bom quando acontece essas brincadeiras porque reúne famílias e todo mundo se diverte”, disse ela. A diretora da escola, Maria do Socorro Fruguli, destaca a parceria da UNIGRAN em desenvolver atividades lúdicas com a comunidade do Santa Brígida.“É muito bom receber os acadêmicos da UNIGRAN. Prova disso é a rua tomada de crianças e jovens se divertindo”. SAÚDE NO PARQUE A comunidade que frequenta a pista de caminhada do parque ambiental Córrego Rego D’água teve na sexta-feira orientação personalizada dos acadêmicos de Educação Física. À medida que as pessoas iam passando pelo estande da Instituição, montado ao lado da pista, eram convidadas a fazer avaliação do condicionamento físico e orientadas sobre a forma correta de praticar os exercícios. Todo o acompanhamento foi supervisionado pelo professor Carlos Muchão. Antes de iniciar a caminhada as pessoas eram convidadas a aferir a pressão arterial e a freqüência cardíaca. Com as avaliações, os acadêmicos estipulavam o tempo necessário da caminhada e auxiliavam sobre a forma correta de fazer alongamento. Mediante do frequencímetro, aparelho que mede os batimentos cardíacos, os alunos acompanharam as pessoas durante o perID_CURSO da caminhada, para diagnosticar a intensidade correta do exercício. O projeto atende vários praças e parques públicos que concentram moradores que praticam modalidades esportivas. De acordo com o professor Carlos Muchão, a partir deste semestre as atividades vão passar a ser realizadas nos postos de saúde, com os grupos de pessoas da melhor idade, diabéticos e hipertensos. O trabalho será feito em conjunto com os agentes comunitários, que coordenam as equipes. “Estamos ampliando o nosso trabalho junto à comunidade”, destaca o coordenador de Educação Física.