Acadêmicos de Arquitetura fortalecem aprendizado em viagem técnica

Estudantes da UNIGRAN estão visitando a maior feira da construção da América Latina, que acontece em São Paulo.
O fortalecimento do aprendizado em sala de aula e no núcleo de atividades práticas do ID_CURSO de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN é estendido em viagens técnicas no decorrer do ano letivo. Nesta quarta-feira, ônibus fretado com 35 estudantes, acompanhados do professor Rubens Di Dio, partiu para a 17º Feira Internacional da Construção (Feicon), que está sendo realizada no pavilhão de eventos do Anhembi, em São Paulo. Com a proposta de conhecer o que há de novidades no mercado internacional na área de arquitetura e engenharia, o conhecimento adquirido na Feira é utilizado pelos acadêmicos nos projetos práticos desenvolvidos no ID_CURSO. A Feicon conta com 650 expositores, sendo 2 mil produtos de lançamento em esquadrias, portas, ferragens, tintas, vernizes e acessórios para pintura, chuveiros e aquecedores, metais sanitários e acessórios, telhas, móveis, banheiras de hidromassagem, iluminação, lâmpadas em geral, interruptores, fios e cabos elétricos Direcionada a arquitetos, decoradores, engenheiros, lojistas de materiais para construção, construtores e consumidores interessados em construir e reformar, a Feicon é o principal evento do setor da América Latina. A exposição começou em 24 de março e vai até o dia 28, no sábado. Diversas viagens técnicas são organizadas pela Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN. A coordenadora do ID_CURSO, Cynara Tessoni Bono, explica que a formação acadêmica é constituída através de projetos de extensão, que ganham espaços fora dos muros da faculdade. Além disso, a Arquitetura tem o compromisso social com a prestação de serviços gratuitos à comunidade, na elaboração e acompanhamento de projetos arquitetônicos, como modalidade de estágio supervisionado. Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, são realizadas viagens regionais em cidades de patrimônio histórico, como Corumbá. O roteiro ainda compreende os grandes centros e capitais. Campo Grande já foi o destino dos acadêmicos por várias vezes, em seminários e visitas técnicas. A coordenadora destaca que as vertentes que norteiam a profissão do arquiteto são desenvolvidas no ID_CURSO. Dessa forma, conhecer as origens que deram a formação arquitetônica dos municípios, o traçado, o barroco e a modernidade são elementos fundamentais para formar o conhecimento crítico e distinguir as características dos elementos utilizados por seus autores. Em maio os acadêmicos retomam nova maratona de viagem. Desta vez o destino será o estado de Minas Gerais. De acordo com Cynara Tessoni Bono eles vão conhecer a capital Belo Horizonte, cidade planejada de característica arquitetônica moderna. O contraste será feito nas cidades do interior, que preservam as lembranças do Brasil colonial. As viagens são organizadas pela professora Luzia de Cássia Pereira Arnez. Além das turnês em cidades históricas e em grandes centros do país, os acadêmicos realizam ainda pesquisas técnicas em países da América Latina. Eles já percorreram o Paraguai e planejam agora outros países. (FV)