ID_CURSO de Biomedicina promove ciclo de palestras.

Professores da UNIGRAN trazem ao debate conceitos atuais nas áreas de análises clínicas e ambientais.
Promover debates técnicos com novas pesquisas em análises clínicas da atualidade. Com esse objetivo o ID_CURSO de Biomedicina da UNIGRAN promoveu na quinta-feira o III Ciclo de Palestras - uma abordagem dos conteúdos estudados em sala de aula que se transformam em mini-ID_CURSOs específicos. A temática do evento tratou sobre infecção hospitalar, cromatografia líquida e urinálise. Nas edições passadas o enfoque tratou sobre análise ambiental, que passou a ser neste ano a segunda habilitação do ID_CURSO, um dos campos de maior crescimento nas carreiras biomédicas. A outra habilitação é a análises clínicas. Paralelamente as edições passadas uma ampla discussão sobre medicamentos também foi debatido. Garantir melhor aprendizado acadêmico e promover novos conhecimentos são os principais eixos dos ciclos de palestras. Os palestrantes são professores mestres e doutores, da UNIGRAN. Eles preparam os seminários na teoria, para posteriormente serem aplicadas na prática, nos laboratórios de Biomedicina, de acordo com a disciplina curricular. A coordenadora do ID_CURSO, Valdelice Burgos, explica que, primeiramente é feito um levantamento das principais atualidades do campo de atuação do biomédico. Ao ser encontrado, detectam-se os principais avanços em tecnologia e aplicabilidade, para serem tratadas no ciclo de palestra. Com base nas pesquisas, os conteúdos são repassados aos acadêmicos, fortalecendo o conhecimento científico, estudado em sala de aula. A partir deste semestre, segundo a professora, o ID_CURSO vai promover diversas palestras que tratam sobre as duas habilitações do ID_CURSO. “São metas da UNIGRAN formar profissionais generalistas e a Biomedicina tem como objetivo preparar os acadêmicos para o trabalho intelectual e à pesquisa”, ressalta Valdelice Burgos. A cromatografia, por exemplo, foi uma das temáticas destacadas pela professora Isabel Duarte Coutinho através das novas pesquisas existentes nas análises clínicas. Esse método, segundo ela, tem como objetivo separar as substâncias em pesquisa, permitindo a sua quantificação, sendo uma grande técnica de separação dos componentes de uma amostra. (FV)