Revista científica da UNIGRAN é incluída na lista de recomendações da Capes

Capa da 1ª InterLetras, um dos periódicos científicos pioneiros na internet brasileira. Editora Nara Sgarbi comemora a inclusão da revista na Qualis
A Revista Interletras, publicação científica do ID_CURSO de Letras da UNIGRAN, está na lista Qualis de 2009, que é elaborada pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A lista traz periódicos selecionados de acordo com critérios de qualidade dos artigos científicos e dos veículos, e é revisada anualmente. A editora da InterLetras, professora Nara Sgarbi, comemora a conquista, dividindo os méritos com os pareceristas e colaboradores da Revista, especialmente, com a Reitoria e a Mantenedora da UNIGRAN, pelo apoio dado à publicação. “A todos, nosso profundo agradecimento; estamos muito orgulhosos, mas a jornada ainda é extensa”, falou. A professora entende que a admissão na lista da Capes – o principal órgão de fomento à pesquisa e à pós-graduação no país – aumenta as responsabilidades dos produtores da revista. “Conseguimos entrar, mas temos que nos manter no Qualis e trabalhar muito mais do que trabalhamos até agora, mantendo a periodização com bons artigos”, declarou. A InterLetras é uma revista de temas inter e transdisciplinares das áreas de Letras e Linguística. As diversas seções abrem espaços para artigos científicos e resenhas de autoria de professores, pesquisadores e acadêmicos, sobre assuntos da educação, ensino de línguas, artes, literatura e comunicação. A próxima edição, que será lançada neste primeiro semestre, está sendo editada nas linhas temáticas “identidade, diferença e hibridismo na arte contemporânea” e “relações lingüísticas e literárias”. A partir do número seguinte, a InterLetras já deverá ter novo visual e mais editorias, acompanhando as mudanças de cada época. “Nós vamos repaginar a nossa revista, para que os nossos leitores acessem-na com maior facilidade, com maior agilidade, e para que ela seja realmente um meio eficaz e eficiente de propagação do saber acadêmico”, declarou a professora Nara. Por ano, a Interletras tem registrado mais de dez mil acessos, em média. O endereço da Revista na Internet é www.unigran.br/interletras. A utilização dos artigos é livre, como fontes de consulta, desde que se faça a correta citação das fontes. HISTÓRICO A InterLetras é uma das primeiras publicações editadas em formato digital, no Brasil, e de acesso irrestrito pela internet. Lançada em outubro de 2004, foi indexada em 2007 pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, com o ISSN 1807-1597. A inclusão no Qualis é um novo marco editorial para a UNIGRAN e para o Estado. “Mato Grosso do Sul é que ganha; vamos continuar trabalhando para que nossos periódicos continuem melDATA_HORAndo na classificação”, cumprimenta Mariluce Bittar, professora da UCDB, parabenizando os colaboradores da Interletras. Entre esses, constam nomes de grande projeção na literatura, lingüística, semiótica e ensino da Língua Portuguesa. São pesquisadores e escritores do porte de Moacir Scliar, Gustavo Krause, Magda Becker Soares, Regina Zilberman e Affonso Romano de Sant’Anna, entre mais de trinta estudiosos autores nacionais e internacionais que não só produzem como também contribuem na avaliação dos artigos recebidos para publicação. Essa história iniciou com a professora Eliana Fernanda Cunha Ferreira, uma das mais notórias pesquisadoras brasileiras de Machado de Assis. Eliana, que foi a idealizadora e primeira editora da InterLetras, durante o tempo em que coordenou o ID_CURSO Letras da UNIGRAN, faleceu em 2007, após ter se transferido para Minas Gerais. A professora contribuiu de modo significativo com a atual formação do corpo editorial da Revista. A Revista Guavira, do mestrado em Letras da UFMS de Três Lagoas, também consta da lista Qualis, na mesma categoria da InterLetras. (MC–JR)