Jornalista formada da UNIGRAN fala sobre a profissão com acadêmicos.

Acompanhada da professora Cristine Medeiros, Miriam Névola participou de uma roda de conversa com acadêmicos do segundo semestre.
A jornalista Miriam Névola, da TV Morena, foi à convidada a participar da aula de Técnica de Produção de Reportagem e Entrevista, nesta terça-feira, no segundo semestre do ID_CURSO de Jornalismo da UNIGRAN. Ela falou para os acadêmicos sobre os desafios da profissão e a preparação da pauta no telejornalismo. A disciplina curricular do ID_CURSO é ministrada pela professora Maria Cristine Medeiros e tem como o objetivo aliar teoria e prática, com a participação de profissionais jornalistas, através de depoimentos que venham a confirmar que o trabalho desenvolvido em sala de aula – livros e debates entre professores e estudantes – são fundamentais para o exercício da prática nos veículos de comunicação. A convidada é egressa da primeira turma de jornalismo (2007) da UNIGRAN e há três anos trabalha na TV Morena, pelo qual atuou como estagiária por um ano, sendo efetivada posteriormente. Os desafios de preparar um telejornal foram destacados por Miriam Névola. Ela disse que a produção de reportagem enfrenta imprevisto, quando o entrevistado desiste de participar da programação já agendada. Nesse caso a equipe tem que encontrar, em curto espaço de tempo, uma outra reportagem para o jornal, ou substituir, dependendo do caso, de entrevistado. “É sempre importante termos uma agenda para programar todas as pautas. Além de facilitar o trabalho, agiliza o produção do jornal que sempre terá opções de novas reportagens”, explicou. Névola pontuou que a notícia pode ser encontrada com qualquer pessoa. “Todas as pessoas podem ser fonte de notícia, devendo o jornalista apurar as informações”, disse aos alunos, que fizeram uma roda de conversa com a jornalista e a professora Cristine. Os estudantes lançaram perguntas sobre a rotina profissional e os desafios de levar a informação aos telespectadores. Segundo a professora, a participação de egresso na aula contribui para discutir o mercado de trabalho e aprimorar o aprendizado dos acadêmicos na metodologia de ensino da teoria e prática. Na disciplina de Cristine Medeiros os acadêmicos desenvolvem todas as técnicas da produção de reportagem nos diferentes meios de comunicação – rádio, TV, jornal impresso, jornal on-line – e se preparam para entrevistas. (FV)