Aula magna de Direito enfoca técnicas de potencialização dos estudos

Flávio Martins Alves Nunes Júnior apresentou técnicas de estudo para facilitar a preparação profissional do operador de direito.
De forma descontraída, o palestrante da aula magna do ID_CURSO de Direito da UNIGRAN, Flávio Martins Alves Nunes Junior, da Rede LFG, despertou a atenção de acadêmicos e profissionais a potencializar a memória para construir o conhecimento acadêmico de Operadores de Direito. Com um violão, o palestrante mostrou que através da música é possível estudar, ou melhor, memorizar o Direito. Através de métodos e técnicas pontuou ainda obstáculos e metodologias de estudo para garantir bons estudos. A palestra foi realizada no espaço de eventos da UNIGRAN, na segunda feira à noite. Mais de mil pessoas, entre profissionais e acadêmicos, acompanharam e evento, que teve a participação da pró-reitora de Ensino e Extensão, Teresinha Bazé, ao qual deu as boas-vindas aos acadêmicos pela aula solene 2009. Várias autoridades de Direito estiveram presentes, como o diretor do Foro da Comarca de Dourados, Jairo Roberto de Quadros, o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho e diretor da Escola da Magistratura do TRT da 24ª região, Francisco das Chagas Lima Filho, o diretor da rede LFG, José Carlos de Oliveira, além do coordenador do ID_CURSO de Direito, Joe Graef Filho e a diretora da Faculdade de Direito da UNIGRAN, Noemi Mendes Ferrigolo. Um grande show de dança do ventre abriu a solenidade da aula magna. Em seguida, Flávio Nunes Júnior tomou o palco e frisou que para alcançar os objetivos profissionais é preciso estudar, porém é necessário medir a qualidade de como está sendo feito. “É mais válido estudar 30 minutos de forma profunda, concentrada e direta do que ficar DATA_HORAs diante dos livros de maneira errônea” pontuou. Ele define que o estudo é cumulativo, quanto mais dedicação maior é o grau de aprendizado, de conhecimento. Entretanto, o estudo exige motivação. E é nesse sentido que o palestrante estabeleceu a fixação de objetivos profissionais a curto, médio e longo prazo. Para quem deseja a magistratura, por exemplo, deve-se colocar essa proposta no plano de longo prazo, pois os conID_CURSOs são concorridos, devendo se preparar muito para alcançar o feito. O melhor, segundo ele, é começar pelos planos de curto prazo, estudando as disciplinas que mais gosta, tornando-se um grande entendedor de tal conhecimento. Em médio prazo está a revisão, a cada seis meses, de todas as matérias estudadas. Flávio Nunes Júnior descreveu que os maiores obstáculos que impedem o bom estudo é à falta de concentração, ocorrido principalmente pela escolha do local. Ele define que o ambiente deve ser silencioso, de pouco circulação, deve ter luz branca ou solar e o estudante tem que ficar distante do telefone. “Há determinado momento em nossa vida que temos que ficar só. O estudo é sagrado, exige muito essa ciência”, definiu, apontando também que a televisão prejudica a concentração dos estudos. Para as pessoas que tem problemas com o sono, o palestrante disse que vários são os fatores que podem ocorrer. “O sono é inimigo da memória”, advertiu. Dessa forma, alertou sobre a boa alimentação, a prática de exercícios físicos e que durante os estudos é importante fazer intervalo regulares. A cada uma DATA_HORA, dez minutos de descanso, desde que não seja em frente a televisão, ao computador ou outro material de leitura. “O descanso deve ser feito principalmente aos olhos”, alertou. Diante a falta de tempo, Flávio Nunes Júnior, ponderou que o tempo é questão de prioridade, devendo a pessoa fazer um cronograma das atividades, esboçadas num papel com as DATA_HORAs e dias da semana que mantém atividades, do momento em que acorda até o período que vai dormir. Os intervalos “em branco” podem ser direcionados ao estudo. Ele frisou que o planejamento é fator chave, devendo delinear os objetivos da vida profissional, para estudar desde o primeiro ano da faculdade. Para o palestrante, a música é um instrumento que pode auxiliar nos estudos. Com o poder de penetrar na mente das pessoas, as letras servem para serem transformadas em paródias, através de versos que simplificam a disciplina curricular. Flávio Nunes Júnior tem várias paródias de músicas nacionais. Todas elas ajudam os profissionais e acadêmicos a memorizar o Direito. “O áudio é fundamental para o aprendizado, podendo o acadêmico gravar as aulas e depois ouvi-las”, disse ele, apontando como um outro exemplo de técnica de estudo. Já a técnica de memorização – repetição continuada – ajuda as pessoas a guardar determinada mensagem, em curto prazo, já que se não for repetida a tendência é esquecer. “A construção do raciocínio jurídico não é um mérito de memorização, exames e conID_CURSOs exigem essa técnica, mas é necessário construir o conhecimento”, define o professor da rede LFG. Ele apresentou ainda várias técnicas que podem ser utilizadas para potencializar a memória, tais como a mnemônica (usa-se as iniciais para decorar palavras), e das relações e associações (memorização de imagens para lembrar determinado assunto). Obras de Flávio Martins Alves Nunes Junior “Estude Direito e Memorize Direito” e “Técnicas de estudo e memorização aplicada ao Direito”, foram sorteadas entre os participantes da palestra. A forma descontraída de aprender o Direito serviu como grande estímulo aos calouros da UNIGRAN. O acadêmico Aron Tiago Buf, do primeiro semestre, disse que através de técnicas de estudo é mais fácil compreender as disciplinas curriculares e que a interação dos alunos com palestrantes que trabalham com a motivação é de grande valia para definir o futuro profissional. (FV)