Mercado profissional dos dentistas pode ampliar-se para além dos grandes centros

Na aula solene de Odontologia, presidente do CRO-MS, Silvano Silvestre (dir.), discutiu mercado de trabalho, nesta segunda-feira.
O ID_CURSO de Odontologia da UNIGRAN recebeu, nesta segunda-feira, o presidente do conselho regional da categoria, o cirurgião dentista Silvano da Silva Silvestre, como convidado de honra da aula inaugural de 2009. Silvestre falou sobre as atribuições dos Conselhos de Odontologia e analisou o mercado de trabalho dos dentistas. O evento foi prestigiado também pelo delegado do Conselho Federal de Odontologia, Fernando Lamers. Os assuntos foram a fiscalização do exercício profissional, as leis que regem a categoria e a relação dentista-paciente. Segundo Silvestre, a maior parte das cidades tem dez ou mais dentistas. Mas esse dado não reflete a realidade. As estatísticas do Conselho de Odontologia de Mato Grosso do Sul mostram que 46% dos 2.887 cirurgiões dentistas do estado atuam na Capital. Em âmbito nacional, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul concentram 115 mil dos 220 mil cirurgiões inscritos no Conselho Federal. Já o Acre, por exemplo, tem 367 dentistas. “Há mercado no Brasil, só que precisa haver melhor distribuição dos profissionais por região”, avalia Silvestre, que vê nas políticas públicas de saúde um meio de levar mais profissionais para o interior, “hoje um dos maiores incentivos é o Programa Saúde da Família, que tem aberto uma grande parcela do mercado de trabalho”, disse. O palestrante falou também de uma tendência. Os profissionais estão cada vez mais fazendo pós-graduação e buscando uma especialização. Apesar disso, a maioria dos profissionais não abre mão da clínica geral. “É uma maneira de ter uma abrangência maior da saúde bucal do paciente, como um todo”, explicou Silvano Silvestre. Ele disse que, com o avanço das pesquisas, a Odontologia tem mais de vinte especialidades reconhecidas no Brasil – endodontia, implantodontia, traumatologia, periodontia, saúde coletiva etc. – e sete habilitações. Com essas possibilidades de especialização, é ainda mais importante ter uma sólida formação generalista. Na abertura da aula inaugural, a pró-reitora de Ensino e Extensão, Terezinha Bazé de Lima, enfatizou o rigor técnico e científico dessa formação, no ID_CURSO de Odontologia UNIGRAN. “Nosso ID_CURSO está voltado para formar profissionais para atuarem em qualquer lugar, seja no estado, no Brasil ou no exterior”, declarou a professora. Na sequência, a professora Pollyanna Kássia de Oliveira Borges, valorizou a parceria com o CRO-MS e falou sobre a importância do ID_CURSO para Dourados e região. “Em apenas dois anos, realizamos quatro atividades de estágio, fora da UNIGRAN, na área de saúde coletiva, e oito projetos de extensão”, disse a coordenadora de Odonto. Nas próximas semanas, a UNIGRAN entregará ao ID_CURSO uma das melhores clínicas odontológicas da região Centro-Oeste. (JR)