UNIGRAN apóia ID_CURSO da Associação de Profissionais de Educação Física.

Prof. Sílvio Lobo, que abriu ID_CURSO de ginásticas artística e rítmica, disse que professor de educação física tem maior interação com os alunos.
Com apoio do ID_CURSO de Educação Física da UNIGRAN, a Associação dos Profissionais de Educação Física de Dourados e o Conselho de Educação Física de Mato Grosso do Sul está promovendo o ID_CURSO de capacitação em ginástica artística e rítmica: possibilidades de conteúdos na Educação Física nas escolas e suas diferentes abordagens pedagógicas. O ID_CURSO, que reúne profissionais e acadêmicos de Dourados e região, teve abertura na sexta-feira, com aula teórica sobre a importância da Educação Física escolar, como ferramenta de transformação da sociedade. O convidado a falar sobre o assunto foi o professor da UFMS Silvio Lobo Filho. As aulas práticas iniciaram no sábado, dia 7, e se encerram em 22 de março. São 40 DATA_HORAs de formação. O conteúdo prático e teórico aborda o histórico e contexto das ginásticas; ginástica nas diferentes abordagens; as ginásticas na cultura dos movimentos; as ginásticas como modalidades: ginástica rítmica popular e esportiva; produção e uso de materiais alternativos; ginástica artística: deslocamentos, saltos, rotações e aterrissagens; elementos básicos de solo; ginástica acrobática e oficina de materiais de ginástica rítmica. Segundo o coordenador do ID_CURSO de Educação Física da UNIGRAN, Carlos Muchão, o ID_CURSO vem a somar a formação continuada dos profissionais e aprimorar as habilidades dos acadêmicos, como atividades complementares, pois a grade curricular do ID_CURSO possui disciplinas de ginástica rítmica e artística. Palestra Silvio Lobo Filho alertou sobre as resistências que a Educação Física enfrenta no processo de formação escolar da rede básica de ensino. Ele lembrou que as atividades eram desenvolvidas, inclusive, em todos os ID_CURSOs universitários, sendo banida há muitos anos. Agora, o embate está no Ensino Fundamental e Médio. “No período noturno já não é obrigatório. Qual será o futuro da Educação Física na formação educacional dos alunos se a cada ano vem perdendo espaço?”, indagou. Ele destacou a Carta Internacional de Educação Física e Esporte da Unesco, de 1978, que a assegura o direito e a importância das práticas esportivas nas escolas, além das cartas dos diversos congressos mundial e nacional, que destacam o compromisso dos profissionais com o bem estar do corpo e mente da sociedade. O palestrante explicou que o educador físico é o profissional que tem maior interação com os alunos e participa com mais proximidade da vida efetiva. Todo esse processo, segundo ele, traz benefícios, a exemplo da emancipação do corpo, construção da vida saudável e consciente. Além da importância da prática esportiva, é também, segundo o professor, o caminho privilegiado de educação, pelas suas possibilidades de desenvolver a dimensão motora e afetiva das pessoas, principalmente das crianças e adolescentes, conjuntamente com os domínios cognitivos e sociais, e por tratar de um dos mais preciosos reID_CURSOs humanos, que é o corpo. (FV)