Núcleo da UNIGRAN desenvolve arquitetura social

Núcleo de Arquitetura e Urbanismo atua em parceria com instituições, na elaboração de projetos para famílias atendidas em ações sociais.
A atuação social dos alunos é um dos objetivos da UNIGRAN. O Núcleo de Arquitetura e Urbanismo elabora projetos arquitetônicos gratuitamente, atendendo a entidades filantrópicas e órgãos governamentais da região. Com as realizações, os acadêmicos atuam em projetos sociais e ganham experiência prática, agregando mais conhecimentos em sua vida acadêmica. O principal objetivo do Núcleo é oferecer estágio orientado aos alunos de Arquitetura e Urbanismo. Para a coordenadora do ID_CURSO, Cynara Tessoni Bono, além da oportunidade de os acadêmicos desenvolverem projetos diferenciados, os serviços prestados pelo Núcleo têm importância fundamental em projetos filantrópicos. É o caso da regularização de casas e retirada das famílias que ocupavam fundos de vales em Dourados, em trabalho conjunto com a Prefeitura. Famílias de baixa renda também são atendidas, por meio de associações e organizações assistenciais. “Trabalhar com entidades de filantropia traz características um pouco diferentes, não é só habitação, são projetos de envergadura social”, disse a coordenadora. O Núcleo de Arquitetura da UNIGRAN implantou, já em 2004, uma diretriz baseada na inclusão e no direito social à moradia que está hoje formalizada na Lei Federal 11.888. Sancionada em dezembro, para entrar em vigor em julho deste ano, a lei assegura às famílias com renda mensal de até três salários mínimos assistência técnica gratuita, em projetos e construções de habitações. A efetivação dos serviços previstos na lei é de responsabilidade da União, Estados e Municípios. Responsabilidade Social O Núcleo de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN atua em parceria com as instituições através de convênios firmados segundo os objetivos da extensão no ensino de arquitetura e sua finalidade social, que é requisito básico. Em trabalho supervisionado por professores, os acadêmicos apresentam uma resposta ao pedido. Segundo a professora Luzia Arnez, após avaliar as necessidades, os acadêmicos fazem os primeiros estudos, visitam o terreno, analisam as documentações e confeccionam os primeiros desenhos. Após esse processo, desenvolve-se o pré-projeto, com todas as especificações arquitetônicas. “A partir desse momento, iniciam-se as conversas com o proprietário, para analisar se o projeto atende às necessidades, e depois finaliza-se com o projeto executivo, que é o [documento] apresentado aos órgãos de análise da Prefeitura Municipal”, explicou a supervisora do Núcleo. A média de tempo entre o primeiro contato das instituições e a entrega do projeto completo é de quatro meses. A supervisora comentou que valor de mercado, de projetos como esses, podem variar de 2 mil a 5 mil reais, o que se tornaria inviável para as instituições. Luzia Arnez lembra que o Núcleo de Arquitetura da UNIGRAN realiza o projeto. A execução da obras deve ser acompanhada por profissional contratado. (MC-JR)