InterLetras enfoca a Arte e Relações Linguísticas e Literárias

Professora Nara Sgarbi reforça que a revista da UNIGRAN tornou-se um importante meio de divulgação de trabalhos de professores e acadêmicos.
Com os temas “A identidade, a diferença e o hibridismo na arte contemporânea” e “Relações linguísticas e literárias: tramas necessárias”, a revista transdisciplinar de Letras, Educação e Cultura da UNIGRAN, a InterLetras, entra em sua nona edição, difundindo o conhecimento científico à comunidade acadêmica do Brasil e exterior. O lançamento do novo número será nas próximas semanas, após apreciação dos artigos recebidos pelo Conselho Editorial. A revista InterLetras é a primeira publicação de caráter científico, em suas áreas de abrangência, disponibilizada gratuitamente na internet brasileira, no site da UNIGRAN. Criada em 2004, contabiliza mais de 50 mil acessos de leitores do Brasil e de outros países, sendo um meio importante de publicação para a comunidade acadêmica da UNIGRAN e de outras instituições do Brasil e exterior. A editora da InterLetras, professora Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi, também coordenadora do ID_CURSO de Letras da UNIGRAN, avalia a importância do conhecimento científico acadêmico reunido numa única revista. “A revista é fantástica, pois não é direcionada ao ID_CURSO de Letras. É aberta aos profissionais das diferentes áreas do conhecimento, da graduação e pós-graduação, de universidades brasileiras e de outros países”. A divulgação científica é uma forma de transmitir à comunidade acadêmica o conhecimento de novas descobertas, e o desenvolvimento de novos materiais, técnicas e métodos de análise. Estimular a investigação científica e compartilhar conteúdos, acadêmicos nos âmbitos dos estudos da linguagem, linguística, literatura, educação e cultura são o grande intento da Revista InterLetras. A professora Nara Sgarbi ressalta que a pesquisa científica é uma necessidade do mundo acadêmico, devendo o profissional ou futuro profissional estar atento à publicação de artigos. “Tem que ser generalista, unir o ensino, pesquisa e extensão”, define. O sucesso da revista InterLetras é comemorado pela professora, que a cada edição recebe artigos de pesquisadores de diferentes instituições de Ensino superior. Ao divulgar o trabalho acadêmico o autor do texto aumenta o seu prestígio. A revista InterLetras é vista por pesquisadores dos diferentes estudos da linguística e literatura como centro de referência de material didático à pesquisa científica. “É de grande valia o trabalho de o autor ser referência e citação em outras pesquisas, pois a revista é de acesso nacional e internacional”, frisa Nara Sgarbi. Os trabalhos encaminhados à publicação são avaliados pela Comissão Editorial da revista, que integra o editor-assistente, Neurivaldo Pedroso Junior, e o escritor Moacyr Scliar, e dos professores-pesquisadores Magda Becker Soares (UFMG), Regina Zilberman (PUC-RS), Rachel Esteves Lima (UFBA), Biagio D´Angelo (Universidade Católica "Sedes Sapientiae", Lima/Peru), Judy Bieber (University of New México, Estados Unidos), entre outros. Todas as edições da revista InterLetras podem ser acessadas através da página da UNIGRAN (www.unigran.br/interletras). (MC-FV)