Aula magna de Enfermagem destaca carreira profissional de egressos.

Enfermeiros formados na UNIGRAN, hoje em funções de coordenação e diretoria, foram convidados a falar da carreira aos calouros de 2009.
Com duas turmas formadas, o ID_CURSO de Enfermagem da UNIGRAN se apresenta consolidado no mercado de trabalho. O exemplo vem dos profissionais egressos 2007 e 2008 que ocupam cargos de coordenadores de equipes de enfermeiros em unidades hospitalares e clínicas, de Dourados e região. Eles foram destaques na aula magna de recepção aos calouros do ID_CURSO, nesta segunda-feira, recebendo homenagem dos professores. A aula foi direcionada aos calouros das turmas vespertino e noturno. Atentos, eles observaram depoimentos dos enfermeiros de que os objetivos profissionais podem ser alcançados através de muito estudo e esforço. Érika Kaneta Ferri, coordenadora do ID_CURSO, propôs a aula magna para mostrar aos estudantes que a Enfermagem da UNIGRAN está consolidada, com profissionais de destaque no mercado de trabalho. Puderam estar presente apenas onze enfermeiros. Todos eles satisfeitos com a profissão escolhida e honrados pela responsabilidade que assumem na coordenação das unidades de saúde que atuam. Genivaldo Dias da Silva se formou no ano passado. Em janeiro desse ano assumiu a coordenação de enfermagem do Hospital Universitário de Dourados, o maior do Sistema Único de Saúde da região sul do Estado. Funcionário público de nível médio já atuava na saúde do município, sendo promovido à coordenação dos enfermeiros devido à dedicação do seu trabalho e o amplo conhecimento técnico e científico que adquiriu durante a formação universitária. “Depois de passar quatro anos na faculdade tive o reconhecimento do meu trabalho”, disse o enfermeiro. Além dele outros profissionais formados na UNIGRAN também foram homenageados. São todos profissionais de destaque, diretores e coordenadores de unidades hospitalares e de clínicas, como do Pronto de Atendimento Médico (PAM), do Hospital da Mulher, do Centro Cirúrgico do Hospital de Urgência e Trauma, diretor técnico do Hospital da Cassems, intervencionistas do SAMU, auditor da Unimed, diretor de enfermagem do Hospital da Sias, de Fátima do Sul, além de supervisores de estágios de instituições da área da saúde. Com tantos profissionais recém formados consolidados no mercado de trabalho, acadêmicos se sentiram inspirados a seguir a profissão e tornar-se, também, vencedores. A caloura Josefa Dantas é técnica de enfermagem. Ela disse que buscou a faculdade para ser uma profissional de sucesso e conseguir, assim como os egressos, coordenar equipes de enfermeiros. “É muito bom ver colegas satisfeitos com a profissão. Isso mostra que a UNIGRAN forma profissionais qualificados”, observa a aluna. Além de receberem o incentivo dos egressos, de lutar pelos objetivos da profissão, os calouros tiveram ainda seminário com o professor e membro do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Marco Aurélio Camargo Areas. Ele falou sobre os desafios da enfermagem. Adaptar às mudanças e exigências que o mercado impõe foi apontado pelo conselheiro como fator primordial a enfrentar concorrência. “É preciso estar preparado, apresentar qualidade e produtividade”, pontuou. A dedicação profissional apontada por ele foi repassada aos calouros através de números. Em 2006, por exemplo, na região de Dourados havia 1.159 enfermeiros regulamentados no Conselho. Em 2008 quase que dobrou, saltando para 2.135 profissionais, 84% maior. A concorrência, segundo o professor, vem de outros estados, pessoas que vem para a região em busca de oportunidades de trabalho e acabam se instalando. Com tantos profissionais no mercado ele frisa que há espaço para todos. “A enfermagem está se tornando complexa, os profissionais podem atuar no comércio, como estatutário, instituições privadas e públicas, como profissionais liberais, enfim várias são as oportunidades”, encerrou. (FV)