Calouros de Fisioterapia são recepcionados com festa por colegas e professores.

Música do grupo formado por acadêmicos e fisioterapeutas da UNIGRAN e palestras tiveram o propósito da favorecer o entrosamento dos novos alunos.
Professores e acadêmicos do segundo, terceiro e quarto anos de Fisioterapia prepararam um trote diferente para os calouros, na quinta-feira, 12. Os novos alunos foram recebidos com música, depoimentos de egressos do ID_CURSO e pacientes da Clínica da Fisioterapia da UNIGRAN, e uma dinâmica de sensibilização sobre o valor da profissão. A festa foi mantida em segredo, até o momento da surpresa. “Até me assustei; quando entrei, tinha um monte de gente nos esperando, foi bem divertido”, contou Caroline Noss, aluna de 19 anos que decidiu fazer carreira na área da saúde e trabalhar no atendimento a pessoas da terceira idade, “optei por fisioterapia porque conversei com gente que já se formou, todo mundo adora, e por isso acho que vou gostar também”, disse a recém-ingressa. A festa teve uma mesa de café da manhã especialmente preparada pelos alunos e começou com música do Grupo FisioSound, revelação da Jornada Acadêmica de Fisioterapia de 2008. Os novos alunos ainda vivenciaram uso de vários aparelhos fisioterápicos, colocando-se no lugar de um paciente da Clínica. Dois dos mais antigos deram depoimentos, elogiando o trabalho ali realizado. A iniciativa teve ainda o objetivo de facilitar o entrosamento entre colegas de semestres diferentes. Segundo a professora Ângela Midori Kuraoka de Oliveira, estão previstos novos encontros iguais a este. “A integração entre os semestres é importante [e] nós queremos desenvolver diversos projetos interdisciplinares, envolvendo alunos em um mesmo grupo, com o mesmo objetivo”, disse a coordenadora de Fisioterapia. O Projeto “Humanização do Ensino e Acolhimento ao Calouro” partiu do Colegiado do ID_CURSO. “O objetivo é sensibilizar o calouro para a importância do ID_CURSO, que ele está sendo bem preparado aqui dentro e que os professores estão preocupados com o crescimento profissional e pessoal dos alunos”, explicou Alessandra Rigo Pinheiro, egressa do ID_CURSO e, hoje, supervisora de estágio da Clínica. FISIOSOUND O ID_CURSO de Fisioterapia da UNIGRAN revelou também talentos da música, que se juntaram no Grupo FisioSound. Formado por Bruna Vidal, Patrícia Resende, Kátia Oliveira, Nathalia Abdala, Rodrigo Deller e Jéferson Araújo, e pela professora Ângela Lima, o Grupo só precisa de violão e uns poucos instrumentos de percussão para dar show. A formação é nova, mas já está sendo requisitada. “Tocamos na Jornada Acadêmica do ID_CURSO, ano passado, e daí foram surgindo vários outros convites e continuamos o Grupo”, conta Patrícia. Ela diz que os estilos musicais são variados e que o Grupo tem até composição própria – A Vida –, inspirada durante uma palestra de saúde. Apesar das possibilidades de sucesso artístico, eles dizem que não abrem mão da carreira escolhida. “Somos acadêmicos e fisioterapeutas; a nossa paixão é a Fisioterapia, o nosso lazer é a música, a fisioterapia vem em primeiro lugar”, afirma Bruna Vidal. O FisioSound se apresenta em eventos fechados e os meios de contato com o Grupo são o Orkut (Fisiosound) e o e-mail, fisiosound@gmail.com. (JR)