AmI e UNIGRAN abrem as atividades no NAM Jaguapiru.

Várias modalidades recreativas são desenvolvidas pelos acadêmicos da UNIGRAN junto à comunidade da Reserva Indígena de Dourados.
Acadêmicos da UNIGRAN abriram oficialmente no sábado as atividades lúdicas e recreativas do Núcleo Atividades Múltiplas (NAM) da aldeia Jaguapiru, em Dourados. Com a volta as aulas, vários ID_CURSOs participaram do primeiro evento do ano. Eles organizaram uma grande festa, com brincadeiras, danças e modalidades esportivas. Mais de 300 crianças e adolescentes marcaram presença. O Núcleo entrou em recesso no final do ano passado e retomou suas atividades em janeiro. Com quatro mil metros de área construída, campo de futebol, área de lazer e espaço de conveniência estão à disposição da comunidade indígena. Todos os eventos são promovidos pelo Amigo do Índio (AmI), que convida os acadêmicos da UNIGRAN para organizar a recreação. O NAM da aldeia Bororó também retomou suas atividades. Muita música e dança ao ar livre foi o convite para atrair os adolescentes das redondezas do Núcleo. O ônibus da UNIGRAN se encarregou de buscar as crianças moradoras de localidades mais afastadas. Aos poucos elas chegavam e logo interagiam com os acadêmicos. Calouros que não conheciam a Reserva Indígena e tampouco tiveram contato com os índios ficaram encantados com as atividades desenvolvidas pela UNIGRAN dentro da Reserva. Rafael Bortolon, Maikel Luis e Angelika participaram pela primeira vez. Calouros do ID_CURSO de Enfermagem, disseram que não conheciam o lado “bom” das aldeias de Dourados. “Eu não esperava que pudesse encontrar dentro da Reserva um Núcleo estruturado que atendesse os índios em várias modalidades recreativas e pedagógicas”, disse Rafael. Os amigos pretendem participar com frequência das atividades e conhecer melhor a cultura indígena. Em cada aldeia funcionários dos núcleos desenvolvem atividades diárias com os índios de todas as idades. Para essa segunda quinzena do mês, inscrições estão abertas aos ID_CURSOs de informática, artesanato e dança e de escolinha de futebol e brinquedoteca. Fernando Souza, coordenador do NAM Jaguapiru, anunciou no evento que nas tardes de domingo haverá sessão de cinema e a partir do mês que vem será implantado a escolinha de atletismo. Na tarde recreativa de sábado, as crianças menores ganharam pintura na pele de desenhos animados, brincaram de dominó, dama, pula-corda e saltaram no trampolim. Os adolescentes optaram pelo futebol e discoteca, que reuniu dezenas de pessoas para dançar diferentes estilos musicais. Luana Gonçalves, 21, participou da festa com a filha de quatro anos. “Quando eu ouço a música logo venho participar das atividades do NAM. É bom, além de passar o tempo a gente se diverti com os colegas”, conta a jovem indígena. Depois de muita diversão, cachorro quente e refrigerante foi servido para recuperar as energias de todos os participantes. (FV)