UNIGRAN adquire equipamentos de Odontologia.

Profs. Rosa De Déa (e), Pollyana Borges e André Elossais verificam chegada de 45 consultórios, como o do detalhe, que serão inaugurados em março.
Os acadêmicos de Odontologia da UNIGRAN terão à disposição quarenta e cinco consultórios odontológicos do mais alto padrão já no quinto semestre da graduação. Os equipamentos adquiridos pela Mantenedora da Instituição chegaram semana passada e serão instalados nas duas Clínicas Odontológicas do ID_CURSO. As obras estão na fase final e a inauguração será no mês que vem. Com 1.025 m2 de área construída, as Clínicas de Odontologia são um novo marco para a UNIGRAN e para o setor da saúde em Dourados. A coordenadora do ID_CURSO, Pollyana Borges, explicou que as clínicas iniciam o atendimento com ações básicas de saúde bucal, neste semestre, e funcionarão com todas as especialidades odontológicas de forma integrada, a partir de agosto. “As nossas clínicas são integradas, isso significa que o paciente chega e vamos atendê-lo em todas as suas necessidades”, disse a professora. Ela enfatiza a formação generalista que é proporcionada pelo ID_CURSO, em conformidade com as novas diretrizes do MEC para a Odontologia. Esse perfil se desenvolve através de disciplinas teóricas e práticas e nos estágios supervisionados. “Em geral a Instituições implantam as clínicas odontológicas no sétimo semestre dos ID_CURSOs, mas a UNIGRAN está entregando ao ID_CURSO instalações e os melhores equipamentos odontológicos já no quinto semestre, para os alunos utilizarem nas aulas práticas”, disse a reitora Rosa Maria D’Amato De Déa, reiterando o compromisso da Instituição com o ensino de qualidade, “a Unigran está atendendo mais uma vez ao seu compromisso de qualidade, adquirindo os equipamentos que o corpo docente considera mais adequados, modernos e importantes para a aprendizagem dos alunos, para que eles saiam com todas as habilidades e competências necessárias à profissão”, falou. A CLÍNICA Os ambientes da Clínica de Odontologia da Unigran são climatizados e seu projeto obedece a todas as normas da Vigilância Sanitária e de biossegurança. A esterilização de instrumentos, por exemplo, será feita em três fases. “Teremos uma sala de lavagem do material, em outra sala, ele será seco e embalado e, no terceiro momento, será esterilizado em autoclave hospitalar”, explicou a professora Pollyana Borges. As clínicas - uma com 22, e outra, com 23 consultórios – são separadas para que turmas de diferentes anos possam atuar, simultaneamente. Segundo o professor André Afif Elossais, cada consultório é equipado com bomba a vácuo, além do sugador convencional, que é apropriada para cirurgias. “Em termos tecnológicos, é o que existe de mais avançado”, disse o cirurgião. As versões mais modernas de aparelhos de radiologia periapical, ultrassonografia e de fotopolimerização, usada em restaurações e clareamento dos dentes, também equipam a clínica. Os alunos terão acesso ainda aos materiais da melhor procedência para trabalhar com os pacientes, e a oportunidade de aprender a se relacionar com os diversos profissionais envolvidos no atendimento odontológico. A partir de março, as Clínicas de Odontologia da UNIGRAN trabalharão com diagnóstico bucal, dentística, periodontia, radiologia e atenção básica. No segundo semestre deste ano, está previsto o acréscimo das especialidades prótese e endodontia. O ID_CURSO conta ainda com um laboratório multidisciplinar de ponta, que serve ao aprendizado de diversas técnicas, com o uso de manequins artificiais. (JR)