Convidados da Aeagran e Embrapa fazem aulas magnas na UNIGRAN.

Coordenadoras de Produção Agrícola e Agronomia, Adriana Viana e Raquel Bonacina, trazem profissionais experientes para falar de carreiras agronômicas.
Plano de carreira e motivação profissional são os assuntos propostos aos novos alunos da UNIGRAN, dos ID_CURSOs das Ciências da Terra, no dia 12. Os acadêmicos de Agronomia terão palestra sobre o perfil do engenheiro agrônomo, com o presidente da Aeagran (Associação dos Engenheiros Agrônomos de Dourados), Bruno Tomassini. No ID_CURSO de Tecnologia em Produção Agrícola, o pesquisador da Embrapa Guilherme Lafourcad Asmus analisa “A visão de profissional do futuro”, na palestra da noite. A coordenadora do ID_CURSO de Agronomia, Raquel Bonacina Vitorino, disse que a palestra do presidente da Aeagran deve enfocar as diversas áreas de atuação do profissional, alargando a visão que os alunos ingressantes tem da profissão. Ética profissional está entre os temas que serão abordados. O engenheiro agrônomo pode atuar em diversos campos profissionais, como em multinacionais, assistências técnicas, pesquisas, consultorias e projetos ambientais. Raquel Vitorino disse que a palestra tem a finalidade de divulgar o campo profissional do egresso. “O recém-ingresso chega sem a visão ampla do campo de atuação profissional do Engenheiro Agrônomo; com a palestra, ele vai ter a noção do campo que vai atuar, não se restringindo a trabalhar em multinacionais e revendas”, disse a coordenadora. Motivação profissional Guilherme Lafourcad, chefe-adjunto de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa, discutirá o tema “A pesquisa agrícola: tendências e oportunidades”. A proposta é apresentar aos acadêmicos as possibilidades em seu campo de atuação. A coordenadora do ID_CURSO, Adriana Viana Schwan Stoffel, disse que o tema reforçará a relação do acadêmico com os domínios das tecnologias. “A intenção é transmitir para os acadêmicos uma visão de profissional de futuro; pois, hoje em dia, as mudanças ocorrem muito rapidamente”, falou. Para os alunos de Agronomia, a palestra começa às 8h do dia 12. Já para os acadêmicos de Tecnologia em Produção Agrícola, às 19h. Os eventos serão realizados no Anfiteatro do Bloco I da UNIGRAN. A ideia é que os ID_CURSOs trabalhem unidos, tanto em eventos promovidos na Área Experimental da UNIGRAN quanto em outras atividades interrelacionadas, como a Semana Acadêmica, que será em abril. “Terá uma integração entre os dois ID_CURSOs, pois a área de atuação promove uma integração entre eles”, finalizou Adriana Stoffel. (MC)