Novos equipamentos otimizam realização de exames biomédicos na UNIGRAN.

Laboratório do ID_CURSO de Biomedicina conta com analisadores de última geração para exames hematológicos.
Rapidez nos resultados de exames. Essa é a proposta do Laboratório de Análises Clínicas da UNIGRAN em 2009. A agilidade será possível porque, neste ano, o laboratório contará com novas tecnologias. A mudança vai aumentar o grau de sensibilidade e especificidade dos exames em um período de tempo menor de realização. Além disso, os alunos de Biomedicina passarão a estagiar em período integral. O Laboratório de Biomedicina faz 41 ID_TIPOs de exames, 14 deles são exames clínicos de rotina, que podem ser feitos sem pedido médico. A professora Bruna de Oliveira Parente, supervisora de estágio e responsável pelo laboratório, disse que agora os resultados serão entregues em três dias. Ela falou ainda que a nova estrutura do laboratório possibilita o “contato dos alunos com equipamentos de última geração”. O analisador hematológico computadorizado realiza os 21 parâmetros da série hematológica, com uma quantidade mínima de sangue e com maior precisão que nos métodos manuais. A coordenadora do ID_CURSO de Biomedicina, Valdelice Burgos disse que o Laboratório oferece todos os exames gratuitos para a Fumpema – Fundação Cardiogeriátrica Coronel José Alves Marcondes e doutor Aroldo Pereira da Silva. A coordenadora reforçou que os alunos ingressantes sairão com uma nova formação superior – além de habilitados a realizar análises clínicas, eles também farão análise ambiental. O atendimento do Laboratório é feito de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h. Porém, a coleta de materiais para análise funciona de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 9h30. Para agendar horário da coleta de material, o telefone é (67) 3411-4193, no período matutino com a Janaina. O Laboratório de Análises Clínicas da UNIGRAN oferece os seguintes exames: Hemograma Completo, Eritrograma, Leucograma, Urina do ID_TIPO I, Parasitológico, Colesterol e Frações, Triglicérides, Uréia,Creatina, Ácido Úrico, ASLO, Proteína C reativa, Fator Reumatóide, VHS – Velocidade de hemossedimentação, Contagem de Plaquetas, VDRL – Sífilis, B-HCG (sangue), Bilirrubina Total e Frações, Amilase, Coombs Direto, Células L.E., Ferro, Ferritina, Fosfatase Alcalina, Gama GT, Hemoglobina Glicosilada, Sorologia para Toxoplasmose, Sorologia para Rubéola, Potássio, Sódio, Proteínas Totais e Albumina, TGO (AST), TGP (ALT), Pesquisa de sangue Oculto, Tipagem Sanguínea, Contagem Reiculócito, Teste de Falcização, Cultura de Urina, Cultura de Fezes, Cultura de Secreções e Pesquisa de Fungos. (MC)