ID_CURSO de Biomedicina amplia qualificações e cria habilitação em análises ambientais.

Nova habilitação do ID_CURSO de Biomedicina atende à demanda por profissionais qualificados em análises laboratoriais do meio-ambiente.
Atendendo às exigências do mercado de trabalho, o ID_CURSO de Biomedicina da UNIGRAN se estruturou para oferecer uma nova habilitação profissional. A partir deste ano, os acadêmicos serão qualificados para atuar também em Análises Ambientais, um dos campos de maior crescimento nas carreiras biomédicas; especialmente, na região de Dourados. A nova habilitação está autorizada pelo Conselho Regional de Biomedicina, e os estudantes do ID_CURSO passam a ter duas habilitações, ao se formarem. A outra é em Análises Clínicas. A produção de açúcar e álcool e o crescimento de outras atividades agroindustriais em todo o Estado estão aumentando as demandas por profissionais qualificados neste segmento das ciências biomédicas. E proporcionar mais oportunidades e competências ao currículo dos acadêmicos é a meta da UNIGRAN, na missão de formar profissionais generalistas, capacitados para o trabalho intelectual e à pesquisa. Com as duas habilitações em Biomedicina, as oportunidades de inserção ao mercado de trabalho são ampliadas. “O biomédico formado na UNIGRAN terá condições de atuar em análises clínicas em análises ambientais, de caráter ecológico e de preservação”, diz a coordenadora de Biomedicina, Valdelice Oliveira Burgos. Ela explica que o ID_CURSO está estruturado para fornecer, ao longo de seus oito semestres, sólida formação nas áreas abrangidas pelas ciências biomédicas, de forma aliada ao aprendizado prático dos métodos científicos e com ênfase na pesquisa, na realização de experimentos e discussão de problemas e casos clínicos. Segundo a coordenadora, a matriz curricular possibilita trabalhar a teoria e a prática em análises clínicas e ambientais em todos os semestres do ano letivo, favorecendo o amplo conhecimento acadêmico generalista. Para assegurar mais diferenciais, o ID_CURSO terá ainda novos convênios, firmados com instituições de pesquisa, como forma de fortalecer o estágio supervisionado fora da UNIGRAN. ESTRUTURA Com modernos laboratórios e tecnologia de ponta, o ID_CURSO de Biomedicina da UNIGRAN é referência na região sul do Estado em análises clínicas, recomendado pela comunidade médica sem restrições. São realizados 42 ID_TIPOs de exames na área da saúde, todos gratuitos e, por ano, são entregues à comunidade mais de 10 mil resultados laboratoriais. Para a habilitação em análise ambiental, um novo laboratório está sendo construído e, de acordo com a coordenadora, os acadêmicos poderão desenvolver todas as técnicas de estudos da qualidade do solo e da água, entre outras. Com o franco desenvolvimento do setor sucroalcooleiro e a instalação de usinas no Mato Grosso do Sul, o biomédico habilitado em análise ambiental vai encontrar grande oportunidade de trabalho nesse setor, por exemplo. “O profissional poderá fazer avaliação de impacto ambiental e acompanhar o desenvolvimento do plantio da cana-de-açúcar, até ser encaminhado ao destino final”, comenta a professora, explicando que o leque de atuações do biomédico é grande. (FV-JR)