Para MEC, "ideia de que há excesso de faculdades no Brasil é falsa".

Foto de Julio Paes-MEC - Em entrevista ao UOL, secretária de Educação Superior fala sobre pedidos de abertura de novos ID_CURSOs no país.
(UOL - Educação) Um dia depois de o MEC (Ministério da Educação) anunciar que avaliará 21 faculdades que querem ter graduação em medicina ou direito, a secretária de Educação Superior, Maria Paula Dallari Bucci, saiu em defesa da abertura de novos ID_CURSOs: "Ainda há espaço para expandir o ensino superior. A ideia de que há excesso de faculdades no Brasil é falsa", disse. Para a secretária, a preocupação central "não deve ser a quantidade de ID_CURSOs, mas a qualidade deles". "O MEC vai assegurar a qualidade daqueles que abrirem. Estamos acabando com ID_CURSOs ruins e vamos dar espaço para os bons", disse. À frente da Secretaria de Educação Superior desde outubro de 2008, a doutora em direito Maria Paula Dallari Bucci falou por telefone ao UOL Educação. Confira trechos da entrevista: UOL Educação - O MEC vai avaliar 21 faculdades, todas particulares, que querem dar ID_CURSOs de medicina e direito. Há demanda para isso? Maria Paula Dallari Bucci - Acredito que ainda há espaço para expandir o ensino superior no país. A ideia de que há excesso de faculdades no Brasil é falsa. A meta do PDE (Plano Nacional da Educação) é ter, até 2011, 30% dos jovens de 18 a 24 anos matriculados no ensino superior. Em 2006, o censo mostrou que só tínhamos 12%. Então ainda é preciso aumentar as vagas... UOL Educação - Não é contraditório autorizar novos ID_CURSOs pouco tempo depois de o próprio MEC ter determinado fechamento de vagas em faculdades particulares por falta de qualidade? Dallari Bucci - Não acho. O que o MEC tem feito não é diminuir oferta, é fechar ID_CURSO que não corresponde a critérios de excelência. Estamos acabando com as vagas em ID_CURSOs ruins e vamos dar espaço para os bons. UOL Educação - Quantas faculdades estão na fila esperando autorização para abrir? Dallari Bucci - Muitas, não saberia quantas são exatamente agora. Todo mundo pede para abrir ID_CURSO novo e não é proibido pedir. O MEC vai assegurar que só vão abrir ID_CURSOs que tenham qualidade. O que a gente não pode aceitar mais é o aluno ficar três, quatro anos num ID_CURSO e não ser aprovado na OAB, não conseguir trabalho... UOL Educação - Mas por que essa qualidade não foi exigida para os ID_CURSOs que já abriram? Dallari Bucci - O processo de autorização de novos ID_CURSOs era desorganizado, os critérios eram pouco claros. O MEC fez uma reforma do marco regulatório da Educação. Desde 2006, agora o processo está mais transparente. Há instrumentos de avaliação com critérios objetivos e rigorosos... UOL Educação - Muitos dos ID_CURSOs abertos há dez anos teriam autorização negada se fosse hoje? Dallari Bucci - Com certeza. Mas esses ID_CURSOs serão trazidos para um padrão rigorso à medida que forem reavaliados. Desde 2007, todos os ID_CURSOs são avaliados de três em três anos. Nesse período, todos os ID_CURSOs do Brasil serão analisados por instrumentos como o Enade (antigo provão). Quando identificamos um problema, a instituição tem prazo de até um ano para corrigi-lo, se não, terá de fechar. UOL Educação - Nenhuma dessas instituições que querem abrir vaga é pública. Não dá a impressão de que a expansão do ensino superior ficará nas mãos da iniciativa privada? Dallari Bucci - Não é verdade. O Reuni [plano de expansão das universidades federais] fez duplicar o número de vagas nas universidades públicas. O ensino tecnológico, que muita gente esquece que é de nível superior, teve uma expansão nunca vista antes no Brasil... UOL Educação - O Conselho Federal de Medicina quer um exame nos moldes da OAB. Se as faculdades fossem boas, esse ID_TIPO de prova não seria dispensável? Dallari Bucci - A obrigação do MEC é avaliar os ID_CURSOs, fazer que eles formem bons profisisonais para o Brasil. A OAB e o CFM cuidam do exercício profissional, é outra questão. UOL Educação - Nos exames da OAB, dificilmente mais da metade dos formados conseguem passar da primeira fase. Quando isso deve mudar? Dallari Bucci - Acredito que em três ou quatro anos, quando tivermos feito a primeira varredura em todos os ID_CURSOs. Mas é importante lembrar que a OAB têm os seus critérios de avaliação, que fogem ao controle do MEC. (Bruno Aragaki / Fonte da reprodução http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/01/22/ult105u7488.jhtm).