Coordenadores da UNIGRAN fazem ID_CURSO de formação continuada.

Em encontros promovidos ontem e hoje, coordenadores iniciaram projeto de atualização em gestão e liderança, que será continuado pela internet.
Coordenadores dos ID_CURSOs de graduação da UNIGRAN iniciaram nesta semana um ID_CURSO de formação continuada em gestão acadêmica, que está sendo promovido de forma inovadora pela Pró-Reitoria de Ensino e Extensão. O projeto, que teve a fase presencial na quinta e na sexta-feira, reforça o importante papel do coordenador na administração e integração das práticas pedagógicas em seu ID_CURSO, conforme ressalta o MEC. O ID_CURSO atende também às diretrizes da proposta educacional da UNIGRAN, cuja missão institucional é contribuir com o desenvolvimento regional, por meio da excelência de ensino e formação de profissionais qualificados em todos os setores. Neste ano, o ID_CURSO passa a ser desenvolvido via internet. Uma sala de aula virtual foi criada para disponibilizar os textos aos coordenadores. Via chat, eles poderão discutir as diretrizes com a pró-reitora Terezinha Bazé, orientadora do ID_CURSO. Segundo a professora, ferramenta virtual vai facilitar a preparação do coordenador, que poderá fazer a aula no horário mais adequado. Somente as atividades de interação em tempo real com a tutora serão em horários estabelecidos. Ela explica que a capacitação continuada consiste em preparar os coordenadores para melhor desenvolver as funções de líder, de acordo com os regimentos da UNIGRAN e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que também atribui funções ao coordenador. No encontro com os professores, que foi aberto pela reitora, Rosa De Déa, vários foram às temáticas tratadas. Entre os temas, a reitora falou sobre a missão institucional e a filosofia da UNIGRAN, a pró-reitora tratou das funções do coordenador de ID_CURSO, frente às exigências da Instituição e do MEC/Inep, e sobre os autores de referência na educação superior. A professora Maria Alice Mello Fernandes, abordou o compromisso do coordenador no processo de avaliação institucional, e a secretária geral, Nilse Marli Cândido, esclareceu dúvidas dos professores em relação aos trâmites legais de documentação acadêmica, para proporcionar o melhor atendimento aos alunos. As aulas do ano letivo 2009 na UNIGRAN começam no dia 2 de fevereiro. (FV)