Voluntários da UNIGRAN e da CEF fazem festa de Natal para crianças do Projeto “Bons Vizinhos”.

Na sede da APCEF, crianças têm a oportunidade de praticar esportes e participar de atividades educativas o ano todo.
Com a chegada do Natal, uma forma simples e eficaz garantiu a diversão e a alegria das crianças dos Jardins Piratininga, Vitória, Laranja Doce e Canaã I, de Dourados, que participaram no domingo (14) de uma confraternização que teve muitas brincadeiras, palestras educativas, bingo e distribuição de presentes. O projeto é desenvolvido por acadêmicos do ID_CURSO de Serviço Social da UNIGRAN em parceria com a ONG da Associação dos Profissionais da Caixa Econômica Federal (APCEF). As atividades são realizadas na sede da Associação da Caixa e reúne todos os finais de semanas 75 crianças cadastradas no projeto que trocam a rua por atividades recreativas e educativas. No domingo, as expectativas foram maiores. Cada criança teve a oportunidade de levar um amigo, como também os pais, que participaram dos festejo e desfrutaram das instalações do local – ambiente agradável, seguro e amplo. Mais de cem crianças estiveram presentes. Alguns pais participaram pela primeira vez das atividades do projeto. “O lugar é agradável. Tenho três filhos que participam do projeto, e eles gostam muito porque a única opção de lazer nas imediações dos bairros é associação da Caixa, que é particular”, disse Lucimar Santos Diniz. A sua filha, Natalia Santos Nascimento aprova o projeto. “O que eu mais gosto é o futebol. O bom é que a gente se diverte num ambiente seguro, pois somente as pessoas cadastradas participam das atividades. Realmente esse é o único local de lazer”, disse ela contente ao participar da festa. E as atividades comemorativas ao Natal começaram cedo. Funcionários da Caixa e as alunas da UNIGRAN prepararam o salão de eventos com decorações natalinas e organizaram a árvore de Natal com os presentes das crianças. Um almoço reuniu todas as famílias para em seguida começar uma das atrações mais esperadas, o bingo, que sorteou três bicicletas. Cada criança ganhou ainda o presente do Papai Noel e se deliciaram com bolo e guloseimas. Sob a supervisão da coordenadora de ID_CURSO de Serviço Social, Edna Strujak, os acadêmicos desenvolvem atividades de observações e estágio e administram às várias opções de lazer. No local, campo de futebol, quadra de areia e parquinho garante as atividades esportivas, entretanto, para animar ainda mais os encontros, os monitores do projeto Bons Vizinhos levam jogos de xadrez, dominó, boliche, quebra-cabeça, além ministrarem palestras educativas as crianças e adolescentes. O público participante vai até aos 18 anos, embora alguns jovens de maior idade também participem do projeto. “É muito bom ver as crianças e adolescentes animados em participar das atividades. Tudo é preparado com muito carinho. Para esse evento festivo do Natal tivemos ainda a colaboração de várias entidades do comércio que colaboraram para que a festa ficasse mais bonita, com a distribuição de presentes, o almoço e o bolo”, disse a acadêmica coordenadora do Projeto Bons Vizinhos, Regina Bortolazo. “Agradecemos muito todos os empresários que colaboraram”, enfatizou. Ela anuncia que para 2009 o projeto irá se estender e ganhar o reforço de vários ID_CURSOs da UNIGRAN. “Essa parceria entre UNIGRAN e Caixa está um sucesso. Prova disso que abrimos o convite para estudantes da área da saúde e educação colaborar com as atividades, argumenta a acadêmica, que projeta ainda incluir o Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no projeto Bons Vizinhos. “Percebemos que muitos pais das crianças não sabem ler e escrever (e) queremos trabalhar com todo o público da comunidade”, conclui Regina Bortolazo. (FV)