UNIGRAN diminui evasão em programa de educação de jovens e adultos.

Projeto da UNIGRAN formou 79 alunos neste ano: parte da turma que aprendeu a ler e escrever depois dos 40 vai fazer o Encceja e continuar os estudos.
Mais do que oferecer alfabetização e letramento para as pessoas que não tiveram oportunidade de estudar, a UNIGRAN está conseguindo reduzir a evasão escolar no Programa de Jovens e Adultos (Peja), que desenvolve há 19 anos em Dourados, como atividade de extensão, da Faculdade de Educação. Sábado, setenta e nove estudantes receberam o certificado de conclusão da primeira etapa das séries iniciais, uma das maiores turmas dos últimos anos. Algumas mudanças na estrutura curricular e novas estratégias contribuíram, e estão motivando os alunos a continuar os estudos. Grande parte dos formandos é de pessoas casadas, com filhos, e idade acima dos 40 anos. No início das aulas, muitos deles não conheciam as letras, outros tinham apenas a noção de cálculos matemáticos. Diferença que variava de pessoa a pessoa, mas que com a dedicação das professoras e das monitoras da UNIGRAN foi possível vencer as dificuldades e aprender conteúdos de História, Geografia, Artes, Matemática, Letras, além da produção de cartas e textos. Nas aulas deste ano, foram incluídas ainda metodologias de leitura e escrita baseadas em discussões de temas relacionados ao mercado de trabalho, meio ambiente e à economia solidária. O combate à evasão escolar foi planejado a partir de pesquisa acadêmica, feita no ID_CURSO de Pedagogia da UNIGRAN, sobre a evasão de estudantes do Peja. O resultado, segundo a pró-reitora de Ensino e Extensão, Terezinha Bazé de Lima, aponta que, principalmente as mulheres abandonavam as aulas porque não tinham com quem deixar os filhos enquanto estudavam. A partir dessa constatação, o projeto recebeu reforço de monitoras auxiliares, para atender as crianças. “A iniciativa foi tão positiva que em algumas escolas parceiras do Peja/UNIGRAN foram construídas brinquedotecas”, frisa a professora Terezinha Bazé. Todo esse trabalho voltado aos alunos do Programa, como também aos seus filhos, foi destacado na formatura. Maria de Lurdes Santana foi a oradora dos formandos. Ela colheu depoimentos de vários alunos que participaram do Programa. Emocionada ao representar a turma e ler com firmeza tudo o que colocara no papel, descreveu a emoção dos formandos em agradecimento. “Foi ótimo ter voltado a estudar. Passei a me sentir valorizada depois que aprendi a ler e escrever. As aulas de informática despertaram muita atenção. Agora, pretendo continuar meus estudos e penso até chegar à faculdade”, disse Maria de Lurdes ao ler alguns dos relatos dos 79 formandos. “Só temos a agradecer pela dedicação e o carinho repassados a nós [estudantes] por todos os professores durante o ano letivo”, disse a oradora no encerramento do seu disID_CURSO. E o esforço dos alunos para concluir a primeira etapa dos estudos foi comemorado pela professora Terezinha Bazé. “Nunca é tarde para realizar nossos sonhos. Vejo que vocês tiveram garra e vontade de vencer, por isso estão aqui [UNIGRAN] recebendo o certificado de formandos” disse a professora, que destacou que 15 alunos vão participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O programa é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), por intermédio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED). Conforme explica Terezinha Bazé, esse exame consiste em avaliar aqueles alunos que estão mais preparados a concluir o ensino fundamental ou médio. A aprovação do aluno garante a conclusão dos estudos nas séries que prestou a prova. Durante a formatura do Peja, não faltou comemoração. O padrinho da turma foi o pró-reitor de Administração Rubens Di Dio, que anunciou à turma a construção de um galpão no Pólo Ceres 9, um dos parceiros do Peja/UNIGRAN. O local, que será construído e projetado pelos acadêmicos do ID_CURSO de Arquitetura e Urbanismo, será um espaço lúdico, de brincadeiras para as crianças, enquanto os pais estudam. Após a solenidade de formatura, familiares dos formandos e professores fizeram uma confraternização no bloco I da Instituição. Neste ano, o Projeto de Educação de Jovens e Adultos foi desenvolvido em parcerias com as escolas municipais Efantina de Quadros, Laudemira de Melo e Etalívio Penzo. Também participam da parceria, o Rotary Clube de Dourados, a Loja Maçônica Ceres 9, e a Empresa Rima Ambiental. A UNIGRAN é a única instituição de ensino superior do Estado que realiza ações afirmativas no campo da Educação de Jovens e Adultos. (FV)