UNIGRAN certifica 79 alunos da Educação de Jovens e Adultos neste sábado.

Formandos do ano passado lêem orgulhosos textos na solenidade de formatura, resultado de um trabalho feito com muito empenho e dedicação o ano todo.
A UNIGRAN, em parceria com instituições de Dourados, certifica no sábado (6) a formatura de 79 alunos do projeto “Educação de Jovens e Adultos” (EJA) da turma 2008. A maioria dos formandos são pessoas da melhor idade que depois de muita dedicação vão receber o certificado escolar da primeira etapa – alfabetização e letramento – em uma grande festa que reunirá os seus familiares, professores e monitores de ensino, no anfiteatro do bloco I da Instituição, às 13h30. O projeto do EJA é coordenado pela Faculdade de Educação e pela Pró-Reitoria de Ensino e Extensão da UNIGRAN. As atividades letivas foram realizadas em sete pólos de ensino, com aulas ministradas por monitores da Faculdade de Educação. Neste ano, o Projeto foi desenvolvido em parcerias com as escolas municipais Efantina de Quadros, Laudemira de Melo e Etalívio Penzo. Também participam da parceria, o Rotary Clube de Dourados, a Loja Maçônica Ceres 9, e a Empresa Rima Ambiental. Mais que alfabetização, o projeto oferece aos seus alunos aprendizagem de leitura, de escrita, de cálculo, de outras operações como, por exemplo, os cuidados ao tirar o pagamento no caixa eletrônico, ensina o preenchimento de documentos, cheque, recibo, preparando-os para lidar com outras informações voltadas para o cotidiano, visando a inserção social e alimentando a auto-estima e a cidadania. Nas aulas deste ano, foram incluídas metodologias de leitura e escrita baseadas em discussões de temas relacionados ao mercado de trabalho, meio ambiente e economia solidária. O ensino avança também em conteúdos de História, Geografia, Artes Visuais, Matemática, Letras, além de dar orientações para a produção de cartas e textos. A Educação de Jovens e Adultos da UNIGRAN funciona desde 1989, oferecendo ID_CURSOs que abrangem a alfabetização e o letramento, com os conteúdos das 1ª à 4ª séries do Ensino Fundamental. Do 5ª ao 9ª ano, a Instituição possui parceria com o Centro de Educação de Jovens e Adultos, órgão da Secretaria Estadual de Educação. A UNIGRAN é a única instituição de ensino superior do Estado que realiza ações afirmativas no campo da Educação de Jovens e Adultos.