Secretaria de Extensão esclarece dúvidas sobre bolsas universitárias para 2009.

Coordenadora do Programa de Bolsas da UNIGRAN, Luciane Jacobsen informa que interessados já podem se inscrever nos processos seletivos.
A Secretaria de Extensão da UNIGRAN está atendendo acadêmicos veteranos e os recém-ingressos para esclarecer dúvidas sobre as quatro modalidades de Bolsas 2009 da Instituição: ProUni, Fies, Vale Universidade e Benefício/Estágio. Os atendimentos estão sendo feitos nos períodos da manhã, tarde e noite. Os ID_CURSOs da UNIGRAN têm recebido as melhores avaliações do MEC e são referências de qualidade na região Centro-Oeste. Os projetos pedagógicos dos ID_CURSOs são orientados pelas exigências atuais de formação profissional qualificada e generalista, e sua infra-estrutura é uma das melhores do país, com o quadro de docentes, com quase 70% de mestres e doutores. Por esse motivo, a UNIGRAN é credenciada no Programa Universidade para Todos (ProUni), no Vale Universidade e no Programa de Financiamento Estudantil (Fies), subsidiados pelos Governos Federal e Estadual, respectivamente, e por meio de financiamento da Caixa Econômica Federal diretamente ao estudante. A Instituição conta ainda com a bolsa benefício/estágio, modalidade própria da UNIGRAN, em que o aluno cumpre atividades extracurriculares, com descontos na mensalidade. O Programa Vale Universidade (estágio em órgãos e entidades estaduais), conforme explica a coordenadora da Secretaria de Extensão, Luciane Jacobsen Carvalho, terá inscrições abertas em janeiro, cuja data ainda não está definida. Já o benefício/estágio, segundo a coordenadora, está recebendo inscrições dos acadêmicos. Os interessados em participar dessa modalidade devem retirar o formulário do processo de seleção na Secretaria de Extensão. A aprovação dos candidatos depende da comprovação da documentação solicitada e ainda da disponibilidade de vagas. Já o Fies será subsidiado apenas no segundo semestre de 2009. E para concorrer a bolsa parcial ou integral do ProUni, as inscrições se encontram abertas e vão até 12 de dezembro. Somente estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio - R$ 622,15 - podem se candidatar às bolsas integrais. Já as parciais são destinadas a jovens que tenham renda familiar de até três salários mínimos por pessoa - R$ 1.245,00. Os interessados devem ter realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2008 e obtido média de no mínimo 45 pontos na prova objetiva e na redação. Além disso, é preciso que tenham cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou, no caso de escola particular, na condição de bolsista integral. As inscrições são feitas no site http://portal.mec.gov.br/prouni. Para obter mais informações sobre as bolsas, os acadêmicos devem procurar a Secretaria de Extensão, no bloco I da Instituição. Todos os atendentes do setor estão disponíveis para esclarecer dúvidas e explicar os requisitos de cada modalidade da bolsa universitária. (FV)