Acadêmicos da UNIGRAN "lançam" edifícios como trabalho de Arquitetura.

Acadêmicos apresentaram cinco projetos viáveis para Dourados, que criaram e desenvolveram virtualmente desde os estudos preliminares.
Conhecimento técnico, originalidade e ousadia. Essas foram às características dos acadêmicos do ID_CURSO de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN no desafio de criar projetos arquitetônicos virtuais de cinco edifícios comerciais. As atividades integraram a disciplina de Tecnologia da Arquitetura e Construção IV, ministrada pelo professor Rubens Di Dio. O lançamento dos empreendimentos foi feito na sexta-feira (21) e, entre os visitantes ilustres, contou com a presença do arquiteto Edison Holzmann, diretor da Construtora Plaenge, um dos mais tradicionais grupos de engenharia do país. Divididos em grupos, os estudantes tiveram que criar projetos viáveis para o mercado imobiliário douradense, planejando os espaços em conformidade aos fatores climáticos e ambientais, face à existência do Planejamento Urbano, com a lei de Uso e Ocupação de Solo. O professor Rubens Di Dio explica que o projeto incluía o cumprimento com a sustentabilidade ambiental das construções, priorizando o uso de ventilação e iluminação natural, assim como de racionalização, captação e reuso da água. O trabalho integrou desde o anteprojeto para determinar a configuração definitiva da construção e à legislação urbanística, viabilizando sua aprovação pelos órgãos competentes, como também do orçamento e planos de execução de obra, arquitetura de interiores, paisagismo, maquetes e a comunicação visual e desenho industrial. O projeto foi levado a sério pelos acadêmicos que dispuseram no lançamento dos edifícios de uma grande campanha de marketing, com o direito a cartões e uniformes personalizados, distribuição de folder e coquetel. Entre os projetos arquitetônicos estava a construtora virtual Opera Prima, que lançava o Edifício Confydes. Com o planejamento de 12 andares, cada pavimento era destinado a um único investidor, que mediante contrato de financiamento teria a opção de vendê-lo de acordo com a personalização e a necessidade de cada cliente. A obra, orçada em R$ 3,1 milhões, era vendida a R$ 259 mil a cada investidor. A acadêmica Andressa Serfas disse que, para baratear os custos do edifício todo o material de construção foi utilizado de empresas de Mato Grosso do Sul. “Fizemos uma ampla pesquisa para chegar ao projeto final da obra”, ressalta, explicando que os escritórios de cada pavimento poderiam ser individuais ou corporativos, com espaços amplos e flexíveis, aos quais todos os clientes teriam ainda o desfruto dos demais ambientes do edifício, tais como a academia de ginástica, piano-bar, galeria comercial, berçário e área de conveniência. Os outros quatro edifícios também destacaram um amplo espaço empresarial, viáveis ao município, com o conforto, tecnologia, segurança e versatilidade. Participaram o Grupo Pactum, com o lançamento do Prime Park, o Vivaz Empresarial, o Conceito.design Empreendimentos e o Ipê Empresarial. Todos os edifícios eram modernos e localizados na região central de Dourados. O professor Di Dio explica que o trabalho prático dos alunos é a soma de várias disciplinas curriculares estudadas ao longo do ID_CURSO. “Os acadêmicos, todos do 8º semestre, aplicaram conceitos dos semestres anteriores, como o desenho e programação visual, conforto ambiental, sistemas estruturais em concreto, paisagismo, sistemas estruturais em aço, entre tantos outros conhecimentos que, para essa disciplina de Tecnologia da Arquitetura e Construção IV, foi realizado o desfecho, na criação real dos edifícios”, comenta o professor. A grade curricular do ID_CURSO de Arquitetura e Urbanismo é de 10 semestres. Para o diretor do Grupo Plaenge, Edson Holzmann, os trabalhos acadêmicos são grandes empreendimentos que podem ser adotados no município. Ele avalia esse ID_TIPO de trabalho como um dos melhores meios para proporcionar a formação do estudante, aliando a teoria e a prática com o desenvolvimento de projetos concretos e afirmativos. “Pude perceber que o ID_CURSO desenvolve um ótimo trabalho com os alunos e visa uma ampla formação profissional”, concluiu. (FV)