UNIGRAN garante tarde de lazer na aldeia Bororó.

Dezenas de crianças se dividiram em equipes, no sábado, para participar de um campeonato de futebol.
Brincadeiras de pega-pega, vôlei e futebol de campo. Essas foram algumas das atividades de lazer oferecidas às crianças da Aldeia Bororó na tarde de sábado (23), pelos acadêmicos de Educação Física da UNIGRAN. A programação organizada pelo Amigo do Índio, abriu as portas do Núcleo de Atividades Múltiplas da UNIGRAN (NAM) para oferecer diversão e integrar a comunidade indígena através do esporte e da recreação. Vindas de todas as localidades da Aldeia, momentos de lazer como esses são destinados a reunir crianças e adolescentes que encontram no esporte a oportunidade de rever os colegas, e juntos, se divertirem em companhia dos acadêmicos, que na função de educadores contribuem na formação social dos indígenas. As atividades de sábado encerraram o estágio deste ano acadêmico nas duas unidades da UNIGRAN na Reserva Indígena – os núcleos de extensão das aldeias Bororó e Jaguapiru – contudo, as aulas de violão, artesanato, informática e dança vão continuar. Os NAMs estarão de portas abertas para receber outras instituições que realizam atividades junto às comunidades indígenas, a exemplo da Funasa (Fundação Nacional de Saúde). E para reunir principalmente os meninos na última tarde de lazer, a bola de futebol foi a atração principal, e ela atraiu dezenas de crianças que por lá compareceram. O acadêmico Willian Rocha Pedroso montou um campeonato, dividindo várias equipes para disputar as rodadas. Em campo, os times eram ainda formados pelos estudantes da Educação Física, que garantiam o reforço das equipes para deixar o jogo equilibrado. Enquanto as partidas eram disputadas, uma outra turma de acadêmicos brincava com as crianças de pega-pega, batata quente, siga o mestre e vôlei. À sombra, a diversão corria solta e as DATA_HORAs de lazer proporcionavam alegria inclusive aos pais das crianças. “Além de ser um local seguro para praticar esporte, a gente fica contente ao ver os filhos brincando a vontade em companhia dos acadêmicos”, disse Maria Teresa Marques, que estava com dois filhos. No futebol, o mais importante era competir, porque não importava quem seria o vencedor do campeonato. “Só de ver as crianças reunidas e poder organizá-las em equipe para que todas elas participem das brincadeiras é gratificante”, disse o estudante Willian. “Eu acompanho todas as atividades do projeto UNIGRAN vai à comunidade e vejo que esse trabalho desenvolvido na aldeia e nos bairros da cidade é muito importante à população, como também é prazeroso de se trabalhar”, ressaltou, dizendo ter adquirido muitas experiências de vida durante os projetos nos quatro anos de faculdade, já que essa atividade encerrou a sua participação, pois se forma este ano. Os Núcleos de Atividade Múltiplas é uma iniciativa concreta da UNIGRAN que promove melhorias sociais na Reserva Indígena de Dourados e a superar as barreiras culturais, por meio do voluntariado de seus acadêmicos e professores, mediante atividades de extensão universitária, desenvolvida com o auxílio de parceiros. (FV)