ID_CURSO de Psicologia realiza 2º Encontro de Discussão acerca de casos clínicos.

Em evento consolidado como espaço de debates, foram tratados casos de pacientes cuidados, um pelo método da Psicanálise e outro, pela Gestalt-terapia
O ID_CURSO de Psicologia da UNIGRAN realizou no sábado, 8, o II Encontro para Discussão de Casos Clínicos atendidos por formandos do 5º ano, no Núcleo de Psicologia da Instituição. Participaram do Encontro, psicólogos de Dourados e acadêmicos. Além de avaliar os casos e facilitar o debate acadêmico, o evento teve a finalidade de apresentar aos estudantes, especialmente, aos dos semestres iniciais, como é a atuação profissional em duas vertentes teóricas diferentes, mas que visam ao mesmo fim: a elevação da qualidade de vida do paciente. Segundo explicou a Coordenadora do ID_CURSO de Psicologia, professora Aletéia Henklain Ferruzzi, a idéia de formação de uma mesa-redonda com esse direcionamento surgiu durante a Jornada Acadêmica de 2006. Na ocasião, foram realizadas duas mesas de debate simultâneas, tratando da abordagem psicanalítica e da terapia comportamental cognitiva. “Deu uma boa repercussão, porque eles [alunos] gostaram e puderam fazer comparações; a idéia é fazer crescer o encontro, cada vez com mais abordagens, mais formas de compreensão do ser humano”, disse a professora. Ela falou ainda que o Encontro possibilita aos profissionais opinar sobre os casos, e contribuir com suas experiências em clínica. No ano passado, a comparação foi feita com base nos métodos freudiano e lacaniano de psicanálise. Neste ano, as avaliações foram sobre a Gestalt-terapia e a Psicanálise. De forma muito simples, a primeira se volta para análise dos comportamentos e experiências do presente, enquanto que a psicanálise clássica busca, em experiências passadas, eventuais razões de comportamentos que afetam a saúde psíquica do paciente no presente. Os pacientes em questão consentiram com a discussão de seus casos e, mesmo assim, foi mantido o sigilo acerca de suas identidades. A mesa-redonda foi coordenada pela professora Lia Dauber, uma das supervisoras de estágio no Núcleo de Psicologia da UNIGRAN, e os relatórios apresentados são das acadêmicas Glaice Machado Martins, com orientação da professora Zulmira Verão, e Ângela Márcia Miranda, que teve como orientadora a professora Estefânia Sarubbi. (MC-JR)